Notícias

ENSINO E PESQUISA

Provas do Revalida são realizadas no HC-UFU pela primeira vez

Foram aplicadas as provas práticas do exame no sábado (10) e domingo (11), no Ambulatório Amélio Marques
Publicado em 12/07/2021 16h44
a.jpeg

Foto: Tatiany Calegari / HC-UFU

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) sediou, pela primeira vez, a realização das provas da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). As provas foram aplicadas neste fim de semana (10 e 11 de julho) no Ambulatório Amélio Marques do HC-UFU.

O exame, realizado anualmente, é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) junto com uma instituição responsável pela aplicação do exame. Nesta edição o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi a responsável pelo certame e, para isso, contratou vários profissionais que atuam no HC-UFU e na UFU.

Revalida

Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame abordam as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep