Notícias
GESTÃO DE PESSOAS (UFU)
Começou a segunda etapa do Processo de Avaliação de Desempenho dos Servidores UFU
Começou nesta segunda-feira a segunda etapa do processo de Avaliação de Desempenho dos servidores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O processo teve início em junho e foi aberto para que as chefias avaliassem suas equipes. Agora os trabalhadores podem avaliar suas chefias, fazer a autoavaliação e responder ao questionário de avaliação condições de trabalho. A avaliação é online. Acesse o site: https://avaliacao.ufu.br/
O cronograma completo está disponível no fim da página.
A Divisão de Carreira dos Técnicos Administrativos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – (DICAT/PROGEP), responsável pelo processo de Avaliação Anual de Desempenho dos Técnicos e Gestores da UFU (AD/2023), destaca que há novidades: a Avaliação foi adequada para o atendimento ao Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoas – PNDP.
Confira abaixo as principais mudanças no processo de Avaliação de Desempenho:
Conceitos (de A a D) ao invés da escala da 1 a 10
No novo modelo de Avaliação de Desempenho o gestor e o trabalhador irão indicar conceitos (múltipla escolha, de A a D) ao invés de notas de 1 a 10. Essa alteração irá auxiliar a condução do processo avaliativo por evitar a subjetividade ao facilitar a mensuração de métricas de desempenho e redução da subjetividade.
Campo aberto para observações para cada competência
Após a avaliação de todas as competências você poderá completar sua escolha, em um campo aberto, para registrar observações complementares ao conceito atribuído.
Competências: redução de subjetividade
Com o novo modelo, há menor possibilidade de avaliação subjetiva. De acordo com a Instrução Normativa nº 21/2021 (PNDP), serão avaliadas 7 competências gerais e 7 para gestores:
Competências gerais (transversais): - Trabalho em equipe - Organização, produtividade e qualidade - Comunicação – Iniciativa - Inovação e mentalidade digital - Orientação por valores éticos - Foco no usuário
Competências para gestores: - Comunicação estratégica - Inovação e mudança - Foco no usuário - Gestão de Crises - Planejamento e organização voltada para resultados - Liderança e engajamento de pessoas - Coordenação e colaboração em rede
Inclusão de formulário para indicação de condições de trabalho
As informações obtidas irão permitir gerar indicativos e ações de saúde ocupacional
O que não foi alterado
- Todos os servidores da instituição, que tenham mais de 3 meses de exercício na UFU, precisam participar do processo de avaliação de desempenho.
- Servidores que mudaram de lotação serão avaliados na lotação atual (se tiver mais de 3 meses) ou na lotação anterior (se tiver mudado há menos de 3 meses)
- Servidores que ingressaram até 1º de março de 2023 precisam participar do processo de avaliação de desempenho.
- Servidores que estão na instituição há muitos anos também precisam ser avaliados.
- O processo de Avaliação de Desempenho é realizado em ciclos. A avaliação deste ano é referente ao período de junho de 2022 a junho de 2023.
Material de apoio
Manual de boas práticas para Avaliação de Desempenho
Apresentação da Avaliação de Desempenho para gestores
Apresentação da Avaliação de Desempenho para servidores