Notícias
DEZEMBRO VERMELHO
Prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais na luta contra o HIV/Aids
Quando ouvimos falar sobre o vírus HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), muitas vezes observa-se a desinformação e o preconceito. Pensando nisso, desde 2017, foi instituída no Brasil a campanha do Dezembro Vermelho, que se inicia no dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids. De acordo com o Ministério da Saúde, o intuito dessa iniciativa é chamar a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com HIV.
Por essa razão, durante o mês, em todo o país, serão realizadas diferentes atividades relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, como, por exemplo, promoção de palestras e atividades educativas, realização de eventos, iluminação de prédios públicos, dentre outras. A intenção é chamar a atenção da população para esse assunto, ainda marginalizado, para que a desinformação dê lugar à conscientização.
Em Uberlândia, o Programa IST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, tem se engajado nessa conscientização a respeito das ISTs. Em função da campanha do Dezembro Vermelho, a testagem rápida voltou a ser realizada na Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP Uberlândia) (localizada na rua Yá Nasso, nº 376, bairro Planalto). Além disso, também foi ampliado o atendimento do Ambulatório IST/Aids Hebert de Souza (localizado na Avenida Jorge Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt).
As ações na cidade ocorrerão durante todo o mês com o auxílio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também do Programa de Saúde da Família (PSFs). Nesses locais, a população receberá orientações a respeito da prevenção, testagem de rotina, uso de preservativos e tratamentos.
O que é o HIV e a Aids?
A sigla HIV refere-se ao vírus da imunodeficiência humana. Uma vez adquirido, esse vírus não consegue sair do corpo humano. Sendo assim, quem o contrai, precisará viver com ele para sempre. Já a Aids, síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), se caracteriza pelo estágio mais avançado da doença causada pelo vírus HIV, em que o organismo, por estar mais vulnerável, fica sujeito a agravamentos, que vão desde resfriados a infecções mais graves, como a tuberculose e o câncer.
Apesar de ainda não haver uma cura, com os cuidados médicos apropriados, é possível controlar o HIV. De acordo com a UNAIDS (Programa das Nações Unidas de combate à AIDS), “hoje em dia, alguém diagnosticado com HIV e tratado antes do avanço da doença pode ter uma expectativa de vida quase igual a de uma pessoa não infectada”.
Como acontece a transmissão?
A transmissão do HIV ocorre, principalmente, por via sexual (vaginal, oral ou anal). Também pode ocorrer por meio da transfusão de sangue contaminado e seus derivados; bem como pelo uso de drogas injetáveis, compartilhamento de instrumentos perfurantes/cortantes não esterilizados, canudos e cachimbos; além da transmissão vertical de mãe para filho.
Ainda que não apresente sintomas, o portador do HIV pode transmitir o vírus. Por isso é tão importante o diagnóstico precoce da doença, para que não ocorram novas transmissões e para que o paciente possa iniciar, o quanto antes, o tratamento.
Diagnóstico e Tratamento
Alguns dos sintomas do HIV podem ser febre, aumento dos gânglios linfáticos, garganta inflamada, erupção cutânea e assadura. Entretanto, muitas pessoas podem conviver com o HIV por mais de dez anos sem apresentar sintomas da doença. Sendo assim, não é possível se basear nos sintomas para saber se o paciente foi ou não infectado com o vírus HIV. Por isso, a única forma de diagnosticar se o paciente está ou não com HIV é através do teste.
Em Minas Gerais, no ano de 2021 (até outubro) 2.659 pessoas foram diagnosticadas com HIV/Aids. O diagnóstico é realizado através da sorologia anti-HIV e testes rápidos, que estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS), nos serviços ambulatoriais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), bem como nas unidades de Serviços de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Ambos os procedimentos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue ou fluído oral, fornecem resultados de no máximo 30 minutos, por serem práticos e de fácil execução.
Como medidas de tratamento, o estado de Minas, por meio do Ministério da Saúde, distribui antirretrovirais mensalmente para as Unidades dos CTA/SAE que fazem a entrega dos mesmos aos pacientes que convivem com a Aids. Tais medicamentos têm a função de combater a multiplicação do vírus HIV, além de garantir o fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, quando os pacientes fazem seu uso corretamente, as chances de transmissão da doença são diminuídas e o número de possíveis internações e infecções é reduzido drasticamente, o que proporciona melhor qualidade de vida a essas pessoas. Como reforça a campanha do Dezembro Vermelho, desde que haja o diagnóstico precoce e tratamento correto, é possível conviver com o vírus HIV.
Com informações do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Prefeitura de Uberlândia