Notícias
CUIDADOS ESPECIALIZADOS
HC-UFU realiza mutirão de cirurgias de traumatologia e ortopedia para pacientes do SUS
Foto: Cleber de Jesus Pereira
Uberlândia (MG) – O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu no período de 26 a 28 de julho o projeto “Pé na Estrada”, da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé). A ação itinerante possibilitou a realização de 31 cirurgias em 23 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pelo Grupo de Tornozelo e Pé da Unidade de Traumatologia e Ortopedia (UTO) do hospital.
No projeto, que acontece de forma itinerante, médicos especialistas em cirurgia de pé e tornozelo de todo o país se reúnem em uma instituição escolhida pela Associação e atendem pacientes que necessitam de procedimentos especializados. No HC-UFU foram atendidos pacientes com diagnóstico de macrodactilia (crescimento excessivo) do pé, joanetes, artroses nos pés e tornozelos, sequelas de traumas, pé torto congênito e sequelas de poliomielite.
Além dos médicos visitantes, participaram 4 cirurgiões e 10 residentes. “Do ponto de vista acadêmico, os residentes tiveram oportunidade de ver outra visão do tratamento das patologias do pé e tornozelo, vividas por colegas de outras regiões do país e realizaram um volume muito grande de procedimentos em um curto espaço de tempo. Além disso, o evento torna a nossa instituição conhecida para os médicos que nos visitaram, pois eles vêm de todo o Brasil para trocar conhecimentos”, comenta Cleber de Jesus Pereira, coordenador do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do HC-UFU.
Os três dias de evento contaram com o envolvimento de diversos setores do hospital, como o centro cirúrgico, internação, ambulatório, farmácia, central de esterilização, radiologia, e regulação de leitos. Todos os profissionais atuaram de forma voluntária para possibilitar a realização das cirurgias. “Tivemos o privilégio de beneficiar muitas pessoas, inclusive um paciente de 34 anos que nunca havia utilizado um sapato na vida. Isso não tem preço, é a nossa missão”, destaca Cleber Pereira. Além das cirurgias, o hospital realizará o acompanhamento de todos os pacientes durante o pós-operatório, que dura em média três meses.
Atendimento
O Grupo de Tornozelo e Pé da Unidade de Traumatologia e Ortopedia (UTO) do hospital atende pacientes do Sistema Único de Saúde regulados pelo município para o atendimento de alta complexidade. No ambulatório, o paciente é avaliado sobre a possibilidade de cirurgia e recebe o tratamento adequado de acordo com a necessidade de cada caso.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.