Notícias
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
HC-UFU é referência no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal com dispensação de medicamentos
Uberlândia (MG) - O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é uma das instituições de referência no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipos 1 e 2 dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais, e já está sendo local de dispensação de dois medicamentos importantes para este tratamento: a Nusinersena e o Risdiplan. A primeira entrega, que respeita um fluxo específico, aconteceu recentemente, no dia 02 de agosto de 2024, na Farmácia do Ambulatório Amélio Marques do HC-UFU. Neste primeiro mês de disponibilidade dos medicamentos no HC-UFU/ Ebserh, três pacientes já receberam.
Segundo esclarece o neurologista Diogo Santos, a AME é uma doença neuromuscular rara e sem cura, de causa genética, que causa a morte de neurônios motores, aqueles que nos dão a capacidade de realizar movimentos do corpo. Dessa forma, “ocorre atrofia progressiva da musculatura do corpo, causando sintomas como fraqueza muscular hipotonia, atraso nos marcos do desenvolvimento neuropsicomotor, alterações osteoarticulares e insuficiência respiratória”, explica o especialista. Ele ainda acrescenta que o reconhecimento do HC-UFU como um serviço especializado no atendimento de pacientes com AME, “além de organizar o fluxo de atendimento, contribui com medidas que possam favorecer e ampliar a assistência fornecida hoje”, a exemplo do fornecimento dos medicamentos específicos para tratamento.
Existe uma classificação de cinco tipos de AME, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), que leva em conta a idade de início dos sintomas e a gravidade, onde o tipo 0 aparece antes do nascimento (pré-natal); o tipo 1, entre nascimento e seis meses; o tipo 2, entre seis e 18 meses; o tipo 3, após os dezoito meses (1 ano e seis meses); e o tipo 4, com aparecimento tardio da doença, geralmente após 30 anos. A Nusinersena e o Risdiplan atuam, portanto, favorecendo a produção de uma proteína específica para que os neurônios motores sobrevivam, ajudando a interromper a progressão da doença.
Helder Vilarinho, de 43 anos, foi o primeiro paciente a receber o Risdiplan na Farmácia do HC-UFU. Com AME do tipo 2, ele vem sendo acompanhado pelo Ambulatório de Doenças Neuromusculares do HC-UFU (Serviço de Referência em AME) desde julho de 2023 e relata que a chegada desse medicamento já tem proporcionado uma melhora em sua qualidade de vida, auxiliando na recuperação de movimentos que facilitam suas atividades diárias. “Pude iniciar o tratamento com o Risdiplam, no dia 02 de agosto de 2024, sem a necessidade de me deslocar para outra cidade, podendo retirá-lo na própria Farmácia do Ambulatório. Me sinto privilegiado em poder contar com o HC-UFU e, daqui para frente, eu, juntamente com minha esposa Patrícia e todos os meus familiares, lembraremos desta data como o início de uma nova etapa”. Ele conta que sentiu o primeiro efeito já no dia seguinte, com a diminuição do tremor das mãos, evoluindo para mais firmeza na mão direita.
Serviço de Referência
A equipe farmacêutica do HC-UFU passou por treinamentos sobre o ‘Fluxo da Assistência Farmacêutica’ com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG, que iniciaram em maio deste ano). Segundo ressalta Brunna Damásio, farmacêutica da Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica do Hospital, os pacientes são encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia (SMS-UDI) para atendimento no Ambulatório AME do HC-UFU. Após a consulta, um processo de solicitação do medicamento com laudo técnico médico é enviado para a Unidade de Farmácia, que o encaminha para o Departamento de Políticas de Assistência Farmacêutica de Belo Horizonte. Nesta etapa, a análise será feita pelo MS e, assim que for autorizado, o medicamento é enviado. A Farmácia recebe e armazena de acordo com as especificações do fabricante.
No caso da Nusinersena, o seu uso não é domiciliar. É agendada uma consulta para internação do paciente e posterior administração no Hospital, pois se trata de uma injeção na coluna, próxima à lombar. Já o Risdiplam, é retirado pelo paciente para consumo de um mês, com todo o acompanhamento farmacêutico para uso correto, assim como Helder recebeu.
Serviço
A Farmácia do Ambulatório Amélio Marques do HC-UFU funciona das 08hs às 17hs, de segunda a sexta-feira. O Ambulatório de Doenças Neuromusculares do HC-UFU atende nas sextas-feiras, das 07h às 13h, e recebe pacientes regulados pelos postos de saúde.
Sobre a Ebserh
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh