Notícias
JUNHO LARANJA
“Junho Laranja” do HC-UFU orienta sobre a prevenção de queimaduras
Todos os anos, em junho, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), realiza atividades de conscientização sobre a prevenção de acidentes que podem causar queimaduras. A cor laranja simboliza o empenho das equipes de saúde que realizam a campanha anualmente, coordenadas pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).
Na segunda-feira (6 de junho), a SBQ comemora o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, que nesse ano tem como tema, a busca pela segurança de todos: “Comunidade segura livre de queimaduras”.
No Brasil, anualmente são registradas, em média, 150 mil internações para tratamento de queimaduras. Desse número, quase um terço são crianças. No HC-UFU, que é referência para a região ampliada de saúde Triângulo do Norte no atendimento a pacientes queimados, em 2021 foram internadas 173 pessoas para tratamento de queimaduras. Em 2022, até abril, já são 86.
Há três décadas, a enfermeira Miriã Marcia Pazini faz parte da equipe de profissionais que acompanham os pacientes que chegam com queimaduras na Enfermaria de Queimados do HC-UFU. Segundo ela, a maioria das queimaduras ocorre devido aos acidentes com fogo. “Apesar do fogo ser o principal causador de queimaduras, é preciso ficar atento também com produtos químicos como a soda cáustica, solventes e também com a seiva de plantas e toxinas de animais”, explicou.
Neste mês de junho em que o clima começa a ficar mais seco e pode haver aumento no número de queimadas, é preciso ficar atento para não se envolver em acidentes com fogo. Casos que necessitem de ajuda profissional para o controle de incêndios devem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros pelo 193.