Nossa história
No dia 26 de agosto de 1970, Uberlândia ganhava um novo marco na história da saúde e da educação: o início das atividades do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), com apenas 27 leitos. Nascido para apoiar as práticas dos estudantes da então Escola de Medicina e Cirurgia (Emeciu), o hospital seria, com o passar dos anos, transformado em um dos maiores e mais importantes hospitais públicos do Brasil.
À medida que Uberlândia se consolidava como um importante centro econômico e geográfico do país, também crescia a necessidade de um sistema de saúde mais estruturado. Com a federalização da Universidade de Uberlândia, em 1978, o HC-UFU passou a ocupar papel de destaque na assistência à saúde regional, tornando-se a principal referência em atendimento de urgência, emergência e alta complexidade, com porta de entrada aberta 24 horas por dia.
Hoje, o HC-UFU é referência para uma população estimada em 3 milhões de pessoas, oferecendo mais de 500 leitos de internação de média e alta complexidade, distribuídos em uma área construída de mais de 90 mil m². Dentro do estado de Minas Gerais, o hospital é reconhecido como o maior prestador de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde 2018, o HC-UFU integra a rede de hospitais sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A Ebserh administra atualmente 45 hospitais universitários federais, fortalecendo a missão dessas instituições de promover a assistência à saúde, o ensino e a pesquisa com qualidade e responsabilidade social.
Ao longo de sua trajetória, o HC-UFU tem se consolidado não apenas como um centro de excelência em saúde pública, mas também como um espaço fundamental para a formação de profissionais de saúde e o avanço do conhecimento científico.
Mais do que números, o HC-UFU representa vidas salvas, profissionais formados e histórias transformadas.
Veja abaixo algumas fotos que ajudam a contar a história do HC-UFU.
A primeira enxadada
O ato simbólico de lançamento da pedra fundamental foi substituído por uma enxadada na terra a pedido do então deputado federal Rondon Pacheco. A substituição, segundo ele, poderia trazer mais empenho, dedicação e a rápida conclusão da obra. Começava ali a obra do primeiro bloco do campus Umuarama em 30 de dezembro de 1966.
Foto: Arquivo do HC-UFU
Maquete do campus Umuarama
O deputado federal Rondon Pacheco (1), presidente Costa e Silva (2) e Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa (3).
Foto: Arquivo do HC-UFU

A inauguração oficial do Hospital, em 26 de agosto de 1970, contou com a presença de importantes autoridades políticas da época. “Espero que o povo desta terra compreenda o valor desta obra, que devia ser mostrada a todo Brasil” disse o presidente Arthur da Costa e Silva.
Foto: Arquivo do HC-UFU
Primeiros blocos do campus Umuarama nos anos 70
Imagem aérea mostra, em primeiro plano, o terreno onde hoje é o Bloco 8C à esquerda e o bloco do Instituto de Psicologia (2C) à direita.
Foto: Arquivo do HC-UFU
Fachada da entrada principal do Hospital de Clínicas em 2024
Foto: Cristiano Sobrinho - Unidade de Comunicação Regional 21
Fachada do Bloco 8DJU do Hospital de Clínicas em 2024
Foto: Milton Santos - Diretoria de Comunicação da UFU