Condições para atendimento no Pronto Socorro do HC-UFTM
- Clientes externos com solicitação de atendimento em estabelecimento de saúde de alta complexidade, encaminhados via Sistema de Regulação (SISREG), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros, Concessionárias na modalidade “vaga zero” e demanda espontânea na modalidade “porta aberta”.
Vaga Zero: é um recurso essencial para garantir acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, devendo ser considerada como situação de exceção e não uma prática cotidiana na atenção às urgências, de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), nº 2110/14.
IMPORTANTE: os clientes a serem admitidos via Sistema de Regulação (SISREG) encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros, Concessionárias na modalidade “vaga zero”, têm acesso à Unidade de Urgência e Emergência após o primeiro atendimento realizado nas UPAs, hospitais, ou pelas unidades móveis de urgência, sendo trazidos ao HC-UFTM por unidades de transportes específicas.
Porta Aberta: Todos os casos agudos, com risco de morte iminente, para situações de complicações relacionadas à doença de base, com os seguintes agravos:
- Hematologia: Clientes portadores de hemoglobinopatias, portadores de coagulpatias hereditárias.
- Clientes portadores de retrovirose, descompensados (somente paciente portadores de HIV):
Finais de semana e feriados: atendimento 24 horas.
Durante a semana: a partir das 17h às 7 horas.
Das 7 às 17 horas, os clientes devem procurar o ambulatório de especialidades, e caso seja necessário, o médico responsável pelo atendimento deverá encaminhar o paciente com a pré-avaliação assinada e carimbada pelo staff responsável pelo dia de ambulatório.
- Violência masculina, cliente adulto e pediátrico: em até 10 dias (ressaltando que conforme recomendado pelo ministério da saúde a coleta de vestígios deverá ser feita o quanto antes, de preferência 72h)
- Otorrinolaringologia: epistaxe importante (não controlada com intervenções habituais e pacientes em anticoagulação)
- Pacientes egressos - Egresso é o paciente que necessita de um novo atendimento cujo a assistência esteja diretamente relacionada ao procedimento que motivou a internação anterior, respeitando-se os prazos estabelecidos:
- tratamento clínico - até 72 horas pós alta;
- pós-operatório - até 15 dias após alta (inclui paciente pós-angioplastia).
Oncologia - pacientes em tratamento regular no HC-UFTM.
Atendimento referente a administração de soro antirrábico: conforme agendamento do núcleo de vigilância epidemiológica do HC-UFTM.
Nefrologia – renal crônico em diálise: conforme estabelecido em legislação específica para instituições que realizam diálise, os pacientes que apresentarem intercorrências clínicas durante a realização da diálise, devem ser atendidos pelo hospital de retaguarda formalmente estabelecido e com situação clínica descrita no código de internações de intercorrências do paciente dialítico da tabela sus – 030501017-4.
Nefrologia – pós-transplante renal: a porta aberta será considerada até 6 meses da data do procedimento para intercorrências que representem risco de rejeição e /ou perda do órgão transplantado, e qualquer situação do paciente transplantado fora deste contexto, o médico assistente deverá realizar inserção de solicitação de internação no SISREG e aguardar aceite. – Sugestão é entrar em contato com o SAMU (192), ou complexo regulador (3331-2773) para justificar a urgência/emergência da internação.