Notícias
Terapias integrativas
Praticantes de yoga no HC-UFTM relatam benefícios para o corpo e a mente
Originado na tradição indiana, o yoga é um conjunto de técnicas e práticas cujas abordagens atuam para buscar o equilíbrio entre mente, corpo e estado de espírito, com foco na ressignificação da própria existência e no conhecimento de si, em contraponto ao estilo de vida contemporâneo.
Conforme a Portaria 849/2017 do Ministério da Saúde, que trata da expansão das terapias incluídas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, o yoga combina posturas físicas, técnicas de respiração, meditação e relaxamento, fortalece ossos e músculos, estimula o sistema endócrino, aumenta a capacidade respiratória e exercita o potencial cognitivo, além de preconizar o autocuidado, a alimentação saudável e uma ética que promove a não-violência.
Em Uberaba, sessões de yoga são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital de Clínicas da UFTM. O trabalho é desenvolvido pelo Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupic) do HC. Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ocorrem encontros de prática corporal terapêutica duas vezes por semana, voltados para o alívio da ansiedade, estresse e dores articulares.
Sheila Lacerda Gennari Ribeiro, de 46 anos, graduada em educação física, professora da rede pública municipal, ministra as sessões. Ela criou um modelo de aula que mistura yoga, pilates, alongamento terapêutico postural e meditação, oferecido para três turmas, no Nupic. No caso do yoga, ela explica que se trata de “um convite a esses alunos para desenvolverem a força física através de um movimento energético, para que possam ter consciência da sua força e alcançar mais flexibilidade e habilidade, não somente no corpo físico, mas em toda a jornada da vida. Cada exercício tem uma proposta”.
Para Ribeiro, os resultados são perceptíveis a cada final de aula. “Temos uma aluna que tomava mais de quatro remédios para depressão e hoje ela não toma mais nenhum. E o depoimento da maioria é esse: que conseguiram se libertar de medicações, de estados de depressão, crises de ansiedade, síndrome do pânico, com todo esse acesso que nós damos”, relata.
A professora de ensino fundamental e médio Claudia Siqueira, de 53 anos, é taxativa quanto ao motivo que a levou a praticar yoga no Hospital de Clínicas da UFTM: para melhorar a ansiedade. “Como professora a gente passa muito aborrecimento e o yoga te acalma, faz pensar melhor, faz refletir bastante. A gente precisa muito estar consciente do corpo e do equilíbrio. Isso me ajudou muito”, afirma.
Também em busca de uma alternativa para dirimir as aflições do corpo e da mente, Jane Lúcia Barbosa da Silva, de 55 anos, técnica em Enfermagem aposentada (após 37 anos na profissão), diz que a busca pela qualidade de vida foi um grande impulsionador para se inscrever nas aulas. Sobre os benefícios alcançados, Silva conta: “Tenho algumas lesões nos braços. Isso me limitava muito. Essa limitação aos poucos foi melhorando. Hoje, já mexo o braço [demonstra]. Isso aqui para mim é ótimo, porque dona de casa faz de tudo. Eu tinha muita ansiedade também e isso melhorou muito. Até as pessoas notam isso e falam: ‘o que aconteceu?, você está diferente’. Então isso é ótimo”.
Colega de turma de Cláudia e Jane, a enfermeira Nilma Martins Cândico, de 55 anos, atualmente dona de casa, sentia dificuldades resultantes de complicações nas articulações. Ela comparece assiduamente às aulas. “Quando eu comecei era toda travada, não dava conta de abaixar ou esticar muito as pernas. Fui, com o tempo, aprendendo. Estou bem melhor para movimentar”, revela Cândido. “A gente chega com uma preguiçazinha porque está de manhã, mas sai daqui completamente mudada, porque na aula a gente revigora”, complementa.
O Nupic funciona na Unidade Dona Aparecida do Pênfigo (do Hospital de Clínicas da UFTM), à Rua João Alfredo, 437, no bairro Abadia. Para participar das terapias oferecidas é necessário ter encaminhamento médico. Atualmente, existem três turmas de prática corporal terapêutica/yoga. As aulas ocorrem às terças e quintas-feiras, pela manhã.
Unidade de Comunicação Social HC-UFTM