Notícias
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
HC-UFTM realiza múltipla captação para transplantes de coração, fígado e tecidos oculares

A CIH-DOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou uma múltipla captação de coração, fígado e tecidos oculares de uma doadora de 49 anos da cidade de Tapira (MG), na última quinta-feira (05/06).
Com a boa ação, os familiares da doadora, que sofreu morte encefálica, beneficiaram quatro pacientes que aguardavam na fila de transplante. O coração foi captado e levado pelo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para transplante no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). O fígado foi transportado pelo Comando de Aviação do Estado (ComAvE) e transplantado na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, na capital mineira.
Os dois tecidos oculares (córnea, esclera e limbo) foram transportados para o Banco de Olhos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), também vinculado à Rede Ebserh, a 100 km de Uberaba, e serão transplantados em Uberaba ou Uberlândia.
Até o dia 05/06 o CIH-DOTT realizou a captação de 39 órgãos e tecidos em 2025. A quantidade apresenta aumento em relação ao número do ano passado (2024), quando foram realizadas 55 captações. O médico coordenador da CIH-DOTT, Ilídio Antunes de Oliveira Junior, atribui o aumento do número à conscientização da população. “O índice de doação no HC-UFTM nesse momento é duas vezes maior que a média brasileira, em que o índice de recusa é de 50%, ou seja, a cada 10 famílias, cinco recusam a doação. Aqui no HC-UFTM, o índice de aceitação é de 80%”.
“A doação de órgãos e tecidos só ocorre com o consentimento da família. Para doação de múltiplos órgãos é necessário ter a morte encefálica confirmada. Também é possível fazer outro tipo de captação, com no máximo 12 horas de óbito de coração parado”, explicou o coordenador da CIH-DOTT.

Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Pollyana Freitas com revisão de Rafael Tadashi