Notícias
DESEMPENHO
HC triplicou cirurgias eletivas de ouvido, nariz e garganta
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, anestesistas e instrumentadores cirúrgicos comemoraram o aumento. Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM
O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas da UFTM comemora a produtividade das cirurgias de ouvido, nariz e garganta neste início de ano. No último trimestre de 2016, eram em média cinco por mês. Em janeiro foram realizadas 15.
De acordo com o responsável pelo Serviço, Júlio Claudio Souza, o aumento foi possível devido à contratação de dois novos médicos da área.
No dia 30 de janeiro, foi oferecido um café da manhã à equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem, anestesistas e instrumentadores cirúrgicos como reconhecimento pelo empenho desses profissionais.
Dinamização
“Como a equipe médica da especialidade triplicou de tamanho, na mesma proporção aumentou o número de procedimentos”, afirma Souza, acrescentando que a expectativa é de continuidade em torno de 15 cirurgias mensais.
Segundo José Humberto Oliveira, coordenador do Núcleo de Controle e Acompanhamento de Procedimentos Eletivos - Nucape -, a espera média entre a primeira consulta ambulatorial e a realização da cirurgia, nos casos com indicação, passou a ser de apenas 20 dias, em janeiro.
“Nesse período, os pacientes realizam exames pré-operatórios, consultas com anestesiologista e, se necessário, com cardiologista, para que eventuais comorbidades sejam tratadas, de modo a aumentar a segurança das intervenções”, detalha Oliveira.