Notícias
LEAN NAS EMERGÊNCIAS
Encontro discutiu diagnóstico situacional e novas estratégias para melhoria no fluxo do Pronto Socorro
No segundo encontro do projeto Lean nas Emergências, realizado nos dias 19 e 20 de março, com a presença dos consultores do Hospital Sírio Libanês, foi apresentado o diagnóstico de demandas e capacidade (DDC), da Unidade de Urgências e Emergências (UUE) do Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM), vinculado a Ebserh.
Durante as atividades foram discutidas ainda as estratégias Value Stream Mapping (VSM), ferramenta essencial do Lean Healthcare para melhorar a eficiência dos processos nas emergências hospitalares e utilização do diagrama espaguete (representação gráfica que usa linhas que se cruzam, semelhante aos fios de um espaguete) foram destacados pontos de fragilidade no fluxo e gestão do pronto socorro do HC-UFTM como:
- Identificação de desperdícios: ajuda a detectar atividades que não agregam valor, como tempo de espera prolongado, redundâncias e processos burocráticos dentro do Pronto Socorro e dos serviços de apoio.
- Redução do tempo de atendimento: com o mapeamento do fluxo do paciente desde a triagem até a alta, é possível pensar na eliminação de etapas desnecessárias e otimizar os processos, diminuindo o tempo de permanência no pronto-socorro.
- Melhoria na alocação de recursos: auxilia gestores a pensar na melhor redistribuição de recursos humanos e materiais, garantindo que os profissionais estejam disponíveis nos momentos críticos.
- Aprimoramento da experiência do paciente: redução de atrasos e o aumento da eficiência contribuem para um atendimento mais rápido e eficaz, melhorando a satisfação do paciente.
- Tomada de decisão baseada em dados: O VSM fornece uma visão clara dos processos, permitindo decisões estratégicas baseadas em dados concretos e evidências.
- Integração entre setores: facilita a comunicação e colaboração entre diferentes áreas do hospital, promovendo um fluxo de trabalho mais coeso e ágil.