Notícias
Regulação
Com o aperfeiçoamento do regime de “portas abertas”, HC-UFTM e Secretaria Municipal de Saúde melhoram fluxo de pacientes
Neste mês de março, a gestão do Hospital de Clínicas da UFTM pactuou com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba um novo fluxo de regulação que altera a entrada de pacientes em regime de “porta aberta”, ou seja, atendimento sem passagem prévia por unidade básica de saúde. O documento vai facilitar a admissão em situações específicas, como em caso de pacientes que adentrem a instituição para atendimento ambulatorial e necessitem de atendimento médico de urgência, e outras condições paras as quais a espera possa causar maiores prejuízos aos pacientes.
De acordo com o superintendente do HC-UFTM, Marco Fábio Prata Lima, a nova norma permite, ainda, a reserva de cinco leitos para pacientes que os professores da UFTM atuantes no Hospital de Clínicas entendam como de interesse da área de ensino, com foco na formação dos graduandos e residentes. “A nova norma já está aprovada, aguardando apenas publicação”, adianta o gestor.
A chefe da Divisão Médica do hospital, Patrícia Naves Resende, complementa que o sistema de “portas abertas” abrange situações como complicações relacionadas ao vírus HIV, violência sexual, cirrose hepática e emergências oftalmológicas. Também se enquadram no acesso direto egressos que necessitam de novo atendimento diretamente relacionado ao procedimento que motivou a internação anterior (durante 30 dias para casos cirúrgicos e 15 dias para clínicos), pacientes oncológicos em tratamento regular no Hospital de Clínicas e pessoas com critérios clínicos que comprovem necessidade de internação e estejam em atendimento ambulatorial.
Como vai funcionar? O médico responsável pelo atendimento deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) para “vaga zero”, informando a história clínica e sinais vitais. O médico regulador autorizará a entrada via Pronto-Socorro Adulto, evitando glosas das contas com prejuízo ao HC-UFTM, como era feito até recentemente.
Leitos acadêmicos
Também foi pactuada a internação de pacientes que possam ser de interesse da área de ensino para formação de graduandos e residentes, como em casos de doenças raras ou outras situações de interesse acadêmico definido pelo médico preceptor.
Como vai funcionar? O médico responsável deverá entrar em contato com o Complexo Regulador (CR) via telefone (3331-2773) e enviar e-mail para crmuberaba@gmail.com, relatando a história clínica e demais justificativas. O paciente deverá aguardar a resposta do CR. Se for aceito, será encaminhado para a entrada principal e toda a internação ficará sob responsabilidade da especialidade e/ou do médico plantonista da enfermaria e Núcleo Interno de Regulação, incluindo a admissão, evolução e prescrição do paciente. Para esse perfil de internação serão destinados cinco leitos das unidades assistenciais.
Unidade de Comunicação Regional 19