Notícias
QUALIFICAÇÃO
Capacitação em Punção de Cateter Totalmente Implantado é realizada no Centro de Simulação Realística
A capacitação em Punção de Cateter Totalmente Implantado (Port-a-cath), realizada no Centro de Simulação Realística do HC-UFTM, nos dias 14, 21, 24 e 27 de novembro, é uma iniciativa do Serviço de Educação em Enfermagem da Divisão de Enfermagem, junto a Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde e fruto da dissertação de mestrado da enfermeira, Gisele Vieira de Souza, sob a orientação da professora Divanice Contim, do Curso de Graduação em Enfermagem – UFTM.
Direcionado aos enfermeiros lotados nas unidades que prestam atendimento às crianças em tratamento oncológico (Pronto Socorro Infantil, Enfermaria de Pediatria, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, Unidade de Oncologia, Hematologia e Hemoterapia – Subunidades Dona Aparecida do Pênfigo e Enfermaria de Hemato-oncologia), o curso tem como objetivo o desenvolvimento de competências fortalecendo uma assistência de saúde qualificada, humanizada e segura para o paciente.
Com metodologia híbrida a capacitação traz em sua primeira etapa uma vídeo-aula com conteúdo pautado no procedimento operacional padrão da instituição (POP) “Punção de Cateter Totalmente Implantado”. Já na segunda etapa, ocorre a simulação clínica no Centro de Simulação Realística HC-UFTM, onde foi recriado um ambiente que permitisse aos participantes vivenciar situações próximas da realidade diária da assistência, possibilitando a experiência prática em ambiente seguro.
O cateter totalmente implantado, também conhecido como “port-a-cath”, é um dispositivo intravenoso implantado sob a pele, amplamente utilizado no tratamento de pacientes com câncer, seja para a administração de medicamentos e hemocomponentes ou para coleta de sangue. É indicado quando há a necessidade de se ter um acesso venoso por período prolongado possibilitando a preservação da rede venosa periférica, devido às múltiplas punções e à ação irritante e vesicante de alguns medicamentos.