Notícias
MILAGRE DA VIDA
Bebê prematura extrema supera desafios e está prestes a deixar UTI do HC-UFTM
Com apenas 23 semanas e cinco dias de gestação, Zaylla Vitorya Aquino Mota veio ao mundo pesando 510 gramas, mostrando uma determinação e força impressionantes. No dia 3 de dezembro de 2023, a história do Hospital de Clínicas da Universidade do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi marcada por esse nascimento, que entra para os registros como o menor bebê já atendido na instituição.
Agora, prestes a ir para casa, pesando cerca de dois quilos, ela enche de esperança os corações de sua família e da equipe assistencial. Sua prematuridade extrema é desafiadora, por ocorrer quando um bebê nasce com menos de 28 semanas de gestação, mas Zaylla tornou-se um exemplo de esperança e superação para todos que a cercam. Ela tem lutado bravamente pela vida na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (UTIPN) do HC-UFTM.
Sua mãe, Clecilândia de Aquino Souza (29 anos), com os olhos marejados, compartilhou seu amor: “A minha mocinha é muito forte. Ela foi muito desejada! Fiquei tão surpresa quando olhei para ela e vi aquele pinguinho de gente. O que mais me marcou foi ouvir os médicos dizerem que ela era a bebezinha mais grave da UTI e a menorzinha”. Clecilândia destacou a fé e devoção que a sustentaram durante esse período difícil, “Quem me ajudou foi Jesus. Eu tinha que ser forte porque tenho a Zaylla e, também, tenho um rapazinho, o Pedro (8 anos). Sou muito devota de Nossa Senhora Aparecida, entreguei a vida da Zaylla para ela e pedi que cuidasse dela para mim”.
O pai, Francklin Mota do Nascimento (32 anos), expressou: “Agradeço a Deus pelo que tem feito por nossa pequena Zaylla, cada dia que passa ela nos enche de muito orgulho pela sua força e resistência e seu jeitinho meigo”. Com um coração repleto de esperança e amor, ele contou seu maior desejo: “Que em breve ela possa estar em casa nos nossos braços! Pedimos que Deus nos abençoe com saúde para cuidar com muito amor e carinho da nossa pequena Zaylla Vitorya, porque Deus nos presenteou com uma grande guerreira desde pequena. Papai e mamãe te amam”. Ele agradece imensamente à equipe do HC-UFTM pelo cuidado e amor dedicados à filha.
UTIPN celebra a evolução surpreendente da pequena guerreira Zaylla
A médica responsável pela UTIPN, Fabiana Barsam, compartilhou com emoção: “Zaylla é a 'queridinha da UTI’, todos temos ciúmes dela”. A equipe assistencial da Unidade está radiante com seu progresso e evolução surpreendentes. Com apenas 510 gramas ao nascer, a equipe enfrentou grandes desafios para garantir sua qualidade de vida, intensificando cuidados com a pele, cérebro, pulmão e retina. Além disso, a estratégia adotada para garantir o desenvolvimento saudável de Zaylla incluiu: diminuição do ruído e da luminosidade, manuseio mínimo, controle do oxigênio ofertado e o contato pele a pele.
Nesse sentido, a dedicação da família, em especial da mãe, foi fundamental para o progresso da bebê. Segundo a médica, “A família da Zaylla é excelente. A mãe fez questão, o tempo todo, do contato pele a pele e de ofertar seu leite, o que foi de extrema importância para Zaylla”.
Agora, após 13 semanas de cuidados diários, a equipe da UTIPN prepara-se para celebrar a alta da pequena guerreira, que está pronta para explorar o mundo além das paredes do Hospital. “A UTIPN prepara essa alta com festa! Pois é muito gratificante vê-la tão bem. A Zaylla é um marco na nossa Unidade!”, celebrou Fabiana.
Após a alta hospitalar, a pequena guerreira continuará seu tratamento no HC-UFTM, com acompanhamento especializado de Oftalmologia e Pediatria. Sua história é um exemplo de superação e esperança, mostrando que, mesmo diante dos desafios da prematuridade extrema, a dedicação e o cuidado podem fazer verdadeiros milagres. Há quase três décadas, a UTI Pediátrica e Neonatal do HC-UFTM tem sido um porto seguro para famílias em momentos difíceis. Com 20 leitos, sendo 16 destinados aos recém-nascidos e quatro para crianças, a equipe faz a diferença na vida de muitos pequenos pacientes.
Sobre a Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh