Sobre
As Ouvidorias Públicas funcionam como um canal de interlocução entre o usuário e a Administração Pública. Uma das principais formas de garantir esse diálogo é através do recebimento das seguintes manifestações:
Acesso à Informação: solicitação de acesso a informações ou documentos públicos.
Solicitação: pedido de adoção de providências, de atendimento, de prestação de serviço ou esclarecimento de alguma dúvida.
Sugestão: apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços prestados pela Ebserh.
Reclamação: demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviços ou à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desses serviços;
Elogio: demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço oferecido ou o atendimento recebido.
Denúncia: informação sobre prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes no âmbito da Ebserh.
Simplifique: solicitação de simplificação de serviços.
No âmbito da Ebserh, existem 39 ouvidorias, incluindo a Ouvidoria-Geral, que também atua na função de coordenação da Rede de Ouvidorias Ebserh. Todas elas compõem o Sistema de Ouvidorias do Executivo Federal, instituído pelo Decreto 9.492/2018 e coordenado pela Controladoria-Geral da União.
A Ouvidoria do HC-UFTM/Ebserh atua de forma ética e transparente na defesa dos direitos dos usuários da instituição, sejam eles internos (trabalhadores de todos os vínculos, residentes, acadêmicos, gestores) ou externos (pacientes, familiares, visitantes, fornecedores). Nosso objetivo é atuar como um canal aberto de diálogo entre usuários e a gestão do hospital, promovendo a cidadania, participação e controle sociais, visando o aprimoramento dos serviços públicos prestados pelo HC-UFTM.