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7 - Passar por um Exame no Núcleo de Métodos Gráficos do Hospital de Clínicas da UFTM

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Publicado em 13/10/2025 14h02

O que é?

O Núcleo de Métodos Gráficos (NMG) do HC-UFTM é um setor especializado responsável pela realização de exames de diagnóstico por imagem. Esse núcleo engloba diferentes modalidades de exames gráficos utilizados para observar estruturas internas do corpo humano, com finalidade diagnóstica e, em alguns casos, terapêutica.

Serviços disponibilizados

  • Eletrocardiograma (ECG)
  • Eletroencefalograma (EEG)
  • Ecocardiograma (ECO)
  • Holter
  • Mapa
  • Teste ergométrico
  • Espirometria
  • Eletroneuromiografia

Quem pode utilizar este serviço?

Clientes atendidos no HC-UFTM, com encaminhamento médico para a realização de procedimento.

Existem formas diferentes de atendimento:


1 – Para Eletroencefalograma é realizado o agendamento.

2 – Para Eletrocardiograma são disponibilizadas 15 senhas no período da manhã, com início às 6:45 e 15 senhas no período da tarde, com início às 12:00.

3 – Para Espirometria é de livre demanda, o cliente chega e realiza o exame no mesmo dia, ou é agendado para data mais próxima em situações nas quais o quantitativo de pacientes á maior que a capacidade de atendimento no dia.

4 – Para Ecocardiograma, Holter, Mapa, Teste Ergométrico e Eletroneuromiografia, o nome do cliente é inserido em fila de espera e posteriormente o Núcleo de Métodos Gráficos entra em contato, informando a data do agendamento do exame.

Etapas para realização do exame

ETAPA 1 – Agendar um exame no Núcleo de Métodos Gráficos.

Receber senha de atendimento, dirigir-se ao guichê do Núcleo de Métodos Gráficos quando for chamado e apresentar o encaminhamento médico.

Documentação

Solicitação do exame.
Documento de Identificação com foto, válido.

Em situação de atendimento a menores:
- Documento de identificação com foto, válido, do responsável legal pelo menor
- Documento de identificação, válido, do menor.

Canais de prestação

Presencial
Rua Frei Paulino, s/nº, entre o Ambulatório Maria da Glória e a Unidade de Coleta do Laboratório, bairro Abadia, Uberaba, Minas Gerais

Tempo estimado de espera: Não estimado ainda
Tempo de duração da etapa: Em média 15 minutos

O acesso ao Núcleo de Métodos Gráficos deverá seguir as orientações contidas no manual: Controle de Acesso às Dependências do HC-UFTM.

VESTIMENTA

• Os usuários, colaboradores, docentes, discentes e profissionais de empresas terceirizadas deverão apresentar-se com vestimenta adequada ao ambiente hospitalar:

✓ Homem: não usar bermudas (independente do comprimento), shorts, camiseta tipo regata (sem mangas), chinelos, sandálias e roupas transparentes;
✓ Mulher: não usar shorts, bermudas curtas e vestidos curtos, minissaias, blusas com decote pronunciado, roupas transparentes, chinelos e roupas transparentes.

Outras Informações

Horário de atendimento:
De segunda à sexta-feira, das 6:45 às 15:30

De acordo com a Lei 14.737, de 27 de novembro de 2023, toda mulher tem direito a acompanhante nos atendimentos realizados em serviços de saúde públicos e privados.

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para informações mais detalhadas ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato:

E-mail: udide.hc-uftm@ebserh.gov.br
Telefones: (34) 3318-5806

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

Em conformidade com a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, o atendimento a ser dispensado ao cliente, deverá observar as seguintes diretrizes:

• Urbanidade;
• Respeito;
• Acessibilidade;
• Cortesia;
• Presunção da boa-fé do usuário;
• igualdade no tratamento;
• Eficiência;
• Segurança;
• Ética;
• Publicidade e observância de horários e normas compatíveis com o bom atendimento ao usuário.

Deveres dos usuários

Em conformidade com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde (Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009), e Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, o cliente do HC-UFTM deverá observar as seguintes diretrizes:

• Prestar informações apropriadas nos atendimentos;
• Contribuir para o bem-estar de todos nos serviços de saúde;
• Adotar comportamento respeitoso e cordial com as demais pessoas que usam ou que trabalham no estabelecimento de saúde;
• Ter em mão seus documentos e, quando solicitados, os resultados de exames que estejam em seu poder;
• Cumprir as normas dos serviços de saúde, que devem resguardar todos os princípios da Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009.
• Urbanidade e boa-fé;
• Preservar as condições dos bens públicos.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000; pessoas com transtorno do espectro autista, conforme estabelecido pela Lei nº 14.626, de 19 de julho de 2023.

ETAPA 2 – Ser informado sobre a realização do exame.

No guichê de atendimento:

- Para Eletroencefalograma – protocolar a solicitação de exame e receber informação sobre o agendamento.

- Para Espirometria – receber informação e aguardar chamado do profissional da Espirometria ou receber informação sobre o agendamento.

- Para Eletrocardiograma – retirar a senha do eletrocardiograma e aguardar ser chamado

- Para Ecocardiograma, Holter, Mapa, Teste Ergométrico e Eletroneuromiografia - protocolar a solicitação de exame e receber informação acerca da adição do nome na lista de espera.

Documentação

Solicitação do exame.
Documento de Identificação com foto, válido.

Em situação de atendimento a menores:
- Documento de identificação com foto, válido, do responsável pelo menor
- Documento de identificação, válido, do menor.

Canais de prestação

Presencial
Rua Frei Paulino, s/nº, entre o Ambulatório Maria da Glória e a Unidade de Coleta do Laboratório, bairro Abadia, Uberaba, Minas Gerais

Tempo estimado de espera: Não estimado ainda
Tempo de duração da etapa: Em média 15 minutos

Outras Informações

Horário de atendimento:
De segunda à sexta-feira, das 6:45 às 15:30

De acordo com a Lei 14.737, de 27 de novembro de 2023, toda mulher tem direito a acompanhante nos atendimentos realizados em serviços de saúde públicos e privados.
O acesso ao Núcleo de Métodos Gráficos deverá seguir as orientações contidas no manual: Controle de Acesso às Dependências do HC-UFTM.

VESTIMENTA

• Os usuários, colaboradores, docentes, discentes e profissionais de empresas terceirizadas deverão apresentar-se com vestimenta adequada ao ambiente hospitalar:

✓ Homem: não usar bermudas (independente do comprimento), shorts, camiseta tipo regata (sem mangas), chinelos, sandálias e roupas transparentes;
✓ Mulher: não usar shorts, bermudas curtas e vestidos curtos, minissaias, blusas com decote pronunciado, roupas transparentes, chinelos e roupas transparentes.

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para informações mais detalhadas ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato:

E-mail: udide.hc-uftm@ebserh.gov.br
Telefones: (34) 3318-5806

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

Em conformidade com a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, o atendimento a ser dispensado ao cliente, deverá observar as seguintes diretrizes:

• Urbanidade;
• Respeito;
• Acessibilidade;
• Cortesia;
• Presunção da boa-fé do usuário;
• igualdade no tratamento;
• Eficiência;
• Segurança;
• Ética;
• Publicidade e observância de horários e normas compatíveis com o bom atendimento ao usuário.

Deveres dos usuários

Em conformidade com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde (Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009), e Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, o cliente do HC-UFTM deverá observar as seguintes diretrizes:

• Prestar informações apropriadas nos atendimentos;
• Contribuir para o bem-estar de todos nos serviços de saúde;
• Adotar comportamento respeitoso e cordial com as demais pessoas que usam ou que trabalham no estabelecimento de saúde;
• Ter em mão seus documentos e, quando solicitados, os resultados de exames que estejam em seu poder;
• Cumprir as normas dos serviços de saúde, que devem resguardar todos os princípios da Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009.
• Urbanidade e boa-fé;
• Preservar as condições dos bens públicos.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000; pessoas com transtorno do espectro autista, conforme estabelecido pela Lei nº 14.626, de 19 de julho de 2023.

ETAPA 3 – Comparecer ao Núcleo de Métodos Gráficos para a realização do exame.

Comparecer ao guichê do Núcleo de Métodos Gráficos conforme programação para a realização do exame, se apresentar à recepcionista para o registro de presença.

Documentação
Solicitação do exame.
Documento de Identificação com foto, válido.

Em situação de atendimento a menores:
- Documento de identificação com foto, válido, do responsável pelo menor
- Documento de identificação, válido, do menor.

Canais de prestação

Presencial
Rua Frei Paulino, s/nº, entre o Ambulatório Maria da Glória e a Unidade de Coleta do Laboratório, bairro Abadia, Uberaba, Minas Gerais

Tempo estimado de espera: Não estimado ainda
Tempo de duração da etapa: Em média 15 minutos

Outras Informações

Horário de atendimento:
De segunda à sexta-feira, das 6:45 às 15:30

De acordo com a Lei 14.737, de 27 de novembro de 2023, toda mulher tem direito a acompanhante nos atendimentos realizados em serviços de saúde públicos e privados.
O acesso ao Núcleo de Métodos Gráficos deverá seguir as orientações contidas no manual: Controle de Acesso às Dependências do HC-UFTM.

VESTIMENTA

• Os usuários, colaboradores, docentes, discentes e profissionais de empresas terceirizadas deverão apresentar-se com vestimenta adequada ao ambiente hospitalar:

✓ Homem: não usar bermudas (independente do comprimento), shorts, camiseta tipo regata (sem mangas), chinelos, sandálias e roupas transparentes;
✓ Mulher: não usar shorts, bermudas curtas e vestidos curtos, minissaias, blusas com decote pronunciado, roupas transparentes, chinelos e roupas transparentes.

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para informações mais detalhadas ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato:

E-mail: udide.hc-uftm@ebserh.gov.br
Telefones: (34) 3318-5806

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

Em conformidade com a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, o atendimento a ser dispensado ao cliente, deverá observar as seguintes diretrizes:

• Urbanidade;
• Respeito;
• Acessibilidade;
• Cortesia;
• Presunção da boa-fé do usuário;
• igualdade no tratamento;
• Eficiência;
• Segurança;
• Ética;
• Publicidade e observância de horários e normas compatíveis com o bom atendimento ao usuário.

Deveres dos usuários

Em conformidade com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde (Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009), e Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, o cliente do HC-UFTM deverá observar as seguintes diretrizes:

• Prestar informações apropriadas nos atendimentos;
• Contribuir para o bem-estar de todos nos serviços de saúde;
• Adotar comportamento respeitoso e cordial com as demais pessoas que usam ou que trabalham no estabelecimento de saúde;
• Ter em mão seus documentos e, quando solicitados, os resultados de exames que estejam em seu poder;
• Cumprir as normas dos serviços de saúde, que devem resguardar todos os princípios da Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009.
• Urbanidade e boa-fé;
• Preservar as condições dos bens públicos.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000; pessoas com transtorno do espectro autista, conforme estabelecido pela Lei nº 14.626, de 19 de julho de 2023.

ETAPA 4 – Ser submetido ao exame

Atender ao chamado do profissional e adentrar a sala de exame.

Documentação

Solicitação do exame.
Documento de Identificação com foto, válido.

Em situação de atendimento a menores:
- Documento de identificação com foto, válido, do responsável pelo menor
- Documento de identificação, válido, do menor.

Canais de prestação

Presencial
Rua Frei Paulino, s/nº, entre o Ambulatório Maria da Glória e a Unidade de Coleta do Laboratório, bairro Abadia, Uberaba, Minas Gerais

Tempo estimado de espera: Não estimado ainda
Tempo de duração da etapa: é variável, de acordo com o exame a ser realizado:

  • Eletrocardiograma (ECG) - aproximadamente quinze minutos.
  • Eletroencefalograma (EEG) - aproximadamente uma hora.
  • Ecocardiograma (ECO) - aproximadamente vinte minutos.
  • Holter - aproximadamente vinte minutos.
  • Mapa - aproximadamente vinte minutos.
  • Teste ergométrico - aproximadamente trinta minutos.
  • Espirometria - aproximadamente trinta minutos.
  • Eletroneuromiografia - aproximadamente quarenta minutos.

Outras Informações

Horário de atendimento:
De segunda à sexta-feira, das 6:45 às 15:30

De acordo com a Lei 14.737, de 27 de novembro de 2023, toda mulher tem direito a acompanhante nos atendimentos realizados em serviços de saúde públicos e privados.
O acesso ao Núcleo de Métodos Gráficos deverá seguir as orientações contidas no manual: Controle de Acesso às Dependências do HC-UFTM.

VESTIMENTA

• Os usuários, colaboradores, docentes, discentes e profissionais de empresas terceirizadas deverão apresentar-se com vestimenta adequada ao ambiente hospitalar:

✓ Homem: não usar bermudas (independente do comprimento), shorts, camiseta tipo regata (sem mangas), chinelos, sandálias e roupas transparentes;
✓ Mulher: não usar shorts, bermudas curtas e vestidos curtos, minissaias, blusas com decote pronunciado, roupas transparentes, chinelos e roupas transparentes.

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para informações mais detalhadas ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato:

E-mail: udide.hc-uftm@ebserh.gov.br
Telefones: (34) 3318-5806

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

Em conformidade com a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, o atendimento a ser dispensado ao cliente, deverá observar as seguintes diretrizes:

• Urbanidade;
• Respeito;
• Acessibilidade;
• Cortesia;
• Presunção da boa-fé do usuário;
• igualdade no tratamento;
• Eficiência;
• Segurança;
• Ética;
• Publicidade e observância de horários e normas compatíveis com o bom atendimento ao usuário.

Deveres dos usuários

Em conformidade com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde (Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009), e Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, o cliente do HC-UFTM deverá observar as seguintes diretrizes:

• Prestar informações apropriadas nos atendimentos;
• Contribuir para o bem-estar de todos nos serviços de saúde;
• Adotar comportamento respeitoso e cordial com as demais pessoas que usam ou que trabalham no estabelecimento de saúde;
• Ter em mão seus documentos e, quando solicitados, os resultados de exames que estejam em seu poder;
• Cumprir as normas dos serviços de saúde, que devem resguardar todos os princípios da Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009.
• Urbanidade e boa-fé;
• Preservar as condições dos bens públicos.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000; pessoas com transtorno do espectro autista, conforme estabelecido pela Lei nº 14.626, de 19 de julho de 2023.

ETAPA 5 – Receber resultado do exame.

Todos os resultados de exames vão para o prontuário do cliente.
Os resultados podem ser retirados pessoalmente no Núcleo de Métodos Gráficos.

Documentação

Documento de Identificação com foto, válido.

Em situação de atendimento a menores:
- Documento de identificação com foto, válido, do responsável pelo menor
- Documento de identificação, válido, do menor.

Em situação de retirada por terceiros:
• procuração do paciente com autorização específica para a entrega do resultado do exame, bem como a identificação da pessoa que poderá obter as cópias; (a autenticação do documento é realizada no próprio guichê de atendimento, não é necessário levar em cartório);
• documento de identidade do paciente;
• documento de identidade do solicitante.

Canais de prestação

Presencial
Rua Frei Paulino, s/nº, entre o Ambulatório Maria da Glória e a Unidade de Coleta do Laboratório, bairro Abadia, Uberaba, Minas Gerais

Tempo estimado de espera: Não estimado ainda
Tempo de duração da etapa: é variável, de acordo com o exame a ser realizado. O resultado fica pronto nos seguintes tempos:

  • Eletrocardiograma (ECG) - aproximadamente quinze dias.
  • Eletroencefalograma (EEG) - aproximadamente quinze dias.
  • Ecocardiograma (ECO) - aproximadamente dezessete dias.
  • Holter - aproximadamente quinze dias.
  • Mapa - aproximadamente quinze dias.
  • Teste ergométrico – no mesmo dia, à tarde.
  • Espirometria - aproximadamente quinze dias.
  • Eletroneuromiografia – no mesmo dia, após o término do exame.

Outras Informações

Horário de atendimento:
De segunda à sexta-feira, das 6:45 às 15:30

De acordo com a Lei 14.737, de 27 de novembro de 2023, toda mulher tem direito a acompanhante nos atendimentos realizados em serviços de saúde públicos e privados.
O acesso ao Núcleo de Métodos Gráficos deverá seguir as orientações contidas no manual: Controle de Acesso às Dependências do HC-UFTM.

VESTIMENTA

• Os usuários, colaboradores, docentes, discentes e profissionais de empresas terceirizadas deverão apresentar-se com vestimenta adequada ao ambiente hospitalar:

✓ Homem: não usar bermudas (independente do comprimento), shorts, camiseta tipo regata (sem mangas), chinelos, sandálias e roupas transparentes;
✓ Mulher: não usar shorts, bermudas curtas e vestidos curtos, minissaias, blusas com decote pronunciado, roupas transparentes, chinelos e roupas transparentes.

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para informações mais detalhadas ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato:

E-mail: udide.hc-uftm@ebserh.gov.br
Telefones: (34) 3318-5806

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

Em conformidade com a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, o atendimento a ser dispensado ao cliente, deverá observar as seguintes diretrizes:

• Urbanidade;
• Respeito;
• Acessibilidade;
• Cortesia;
• Presunção da boa-fé do usuário;
• igualdade no tratamento;
• Eficiência;
• Segurança;
• Ética;
• Publicidade e observância de horários e normas compatíveis com o bom atendimento ao usuário.

Deveres dos usuários

Em conformidade com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde (Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009), e Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, o cliente do HC-UFTM deverá observar as seguintes diretrizes:

• Prestar informações apropriadas nos atendimentos;
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O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

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      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços ao Usuário
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      • Governança
      • Carta Anual de Governança Corporativa
      • Relatório Integrado ou de Sustentabilidade
      • Avaliação de Metas e Resultados
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      • Outras ações
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      • Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT)
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Demonstrações Financeiras
      • Estatuto da Unidade de Auditoria Interna
      • Código de Ética da Auditoria Interna
      • Legislação e Normas de Auditoria
      • Quem é Quem na Auditoria Interna
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      • Sobre
      • Receita Pública
      • Quadro de Detalhamento de Programas, por Unidade Orçamentária
      • Quadro de Execução de Despesas, por Unidade Orçamentária
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      • Política de Dividendos
      • Despesas
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      • Demonstrações Financeiras
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      • Contratos de Objetivos/Acordo Organizativo de Compromissos
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      • Contratos
      • Credenciamento
      • Dispensas
      • Dispensas e Inexigibilidade
      • Doação de Bens Inservíveis
      • Empresas/Licitantes inidôneos, Suspensos e/ou Impedidos
      • Inexigibilidade
      • Inteiro Teor dos Processos de Compra
      • Legislação e Normas de Licitações e Contratos
      • Licitações
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      • Remuneração de Dirigentes (administradores e conselheiros)
      • Acordos. Convenções e/ou Dissídios Coletivos Aprovados
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    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
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