Notícias
INFRAESTRUTURA
Pacientes e trabalhadores do HC-UFMG contam com mais conforto e segurança após conclusão do projeto de modernização dos elevadores
Belo Horizonte (MG) - Os elevadores do Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estão mais espaçosos, rápidos e com sistemas completamente revisados. O Setor de Infraestrutura Física (SIF) do HC-UFMG finalizou, no último mês de dezembro, o projeto de modernização das máquinas de todo o complexo hospitalar. Quatorze dos 24 elevadores instalados passaram por reparos tecnológicos, estruturais, funcionais e de acessibilidade.
De acordo com o chefe da Unidade de Projetos e Obras do HC-UFMG, Ivaner Oliveira, uma máquina do Hospital São Geraldo, duas do Ambulatório Bias Fortes e 11 do prédio principal tiveram praticamente todos os seus componentes substituídos, sendo mantidos apenas as guias e os contrapesos.
Entre as principais intervenções realizadas pelo SIF estão: a troca das portas, cabines, máquinas e cabos de tração, sistemas de amortecimento, quadros de comando e elétricos, além das alimentações elétricas.
Também foram feitas adequações nas casas de máquinas, caixas e poços, bem como a instalação de uma escada para acesso à casa de máquinas, uma abertura de acesso para a máquina de tração e a implantação de um software para monitorar e operar os elevadores remotamente. “Essa modernização representa um ganho significativo em segurança, acessibilidade, sustentabilidade e eficiência operacional, impactando diretamente a qualidade do atendimento prestado à população”, destacou Ivaner.
O gestor contou que, após as intervenções, foi possível aumentar o número de passageiros, diminuir as falhas e os riscos operacionais, adequar as máquinas às normas de segurança e de acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs) vigentes, aumentar a economia de energia elétrica e reduzir custos com manutenção.
Cuidados durante e depois da modernização
Para que essas melhorias fossem implementadas sem comprometer o funcionamento do hospital, o chefe da Unidade de Suporte Operacional, Cristiano Oliveira, explicou que foram adotadas duas estratégias principais, o planejamento constante e a priorização dos atendimentos essenciais. “Buscamos minimizar o impacto no dia a dia dos usuários com organização, comunicação e ajustes diários na operação, garantindo que os serviços essenciais não fossem comprometidos”, afirmou.
Agora que o projeto já foi concluído, Cristiano ressalta que é preciso um esforço conjunto para assegurar a durabilidade e a continuidade do bom funcionamento das máquinas. “Atitudes simples, como respeitar a capacidade máxima, evitar forçar portas, não obstruir o fechamento e comunicar qualquer irregularidade, fazem toda a diferença”.
Ele ainda completa, “quando os usuários colaboram, contribuem diretamente para reduzir falhas, evitar paradas inesperadas e preservar os investimentos realizados. Elevadores bem conservados significam mais segurança, conforto e eficiência para todos que dependem deles diariamente”.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Ana Ulhôa, com edição de Danielle Campos.
Tags: #infraestrutura, #reforma, #melhorias, #hc-ufmg, #ebserh, #ufmg
Legenda: Quatorze elevadores do HC-UFMG passaram por reparos tecnológicos, estruturais, funcionais e de acessibilidade.
