Notícias
INFRAESTRUTURA
Nova sala elétrica irá ampliar capacidade de energia no HC-UFMG
Fornecimento e instalação de 02 novos geradores de energia para a ala norte/sul, com 750Kva cada
Belo Horizonte (MG) - Máquinas e sistemas inteligentes estão cada vez mais presentes nas instituições de saúde, seja no apoio diagnóstico, no monitoramento ou na melhoria do cuidado ao paciente. Para acompanhar essa evolução, é essencial que a infraestrutura hospitalar se modernize e esteja preparada para receber essas tecnologias. Pensando nisso, o Setor de Infraestrutura do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh agendou para o próximo dia 26 um novo desligamento para a Ala Leste do prédio principal. Trata-se de uma das etapas finais das obras da nova sala elétrica do hospital, que possibilitará a ampliação da energia elétrica em grande parte do prédio principal.
A interrupção no fornecimento de energia ocorrerá em toda a Ala Leste para a instalação do Quadro de Transferência Automático (QTA), que ampliará a cobertura do sistema de geração de energia de emergência em todo esse espaço. A interferência será mínima, uma vez que o gerador atualmente em operação já supre a maior parte das cargas. No último dia 5, como parte das ações de modernização em andamento, as alas Norte e Sul passaram por uma etapa de interligação entre as salas elétricas antiga e nova.
Todas essas intervenções integram o conjunto de melhorias planejadas para ampliar em 1 MVA (1 megavolt-ampère - unidade usada para medir a capacidade de potência de grandes sistemas e equipamentos elétricos) a capacidade de fornecimento de energia em parte do prédio principal. Com a conclusão da obra, todas as áreas atualmente atendidas pela antiga sala elétrica passarão a ser totalmente cobertas pelo novo sistema de geração de emergência, garantindo maior segurança e continuidade no fornecimento em caso de queda de energia. Além disso, será implantado um monitoramento remoto das grandezas elétricas, dos dispositivos de proteção da nova sala elétrica e do sistema de geração de emergência.
Isso porque a antiga sala elétrica, construída na década de 1970 e projetada para atender às demandas daquela época, tornou-se insuficiente. “A gente tinha um risco grande de interrupção no fornecimento de energia por causa de sobrecarga, já que são muitas as demandas para instalação de equipamentos para modernização do parque tecnológico do HC-UFMG/Ebserh”, disse o chefe do Setor de Infraestrutura Física, o arquiteto Pedro Paulo de Sousa Cardoso.
Para solucionar o problema, em setembro de 2023, foi iniciada a obra da nova sala elétrica. A empresa 2A Engenharia e Construções Ltda ficou responsável pela construção da Câmara Transformadora Subterrânea (sob o jardim do Anexo Osvaldo Costa onde funciona a Dermatologia) e da nova Sala Elétrica para o Bloco Norte/Sul e ainda pelo fornecimento e instalação de dois novos geradores de energia e obras de relocação necessárias. O valor do contrato é de R$12.700.186,40.
Já a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) foi contratada para o fornecimento e a instalação da rede de média tensão e dos transformadores na Câmara Transformadora Subterrânea, além das adequações necessárias para a energização e conexão com a nova sala elétrica. O valor investido foi de R$1.609.000,65.
“Além da ampliação da capacidade de fornecimento de energia, um ponto muito importante é a segurança, já que esse fornecimento será realizado dentro dos padrões e sem risco de uma sobrecarga e um incêndio, por exemplo”, explicou o chefe do Setor de Infraestrutura Física.
A previsão de conclusão é já para o próximo mês, quando um novo desligamento para desativação da entrada de energia antiga e energização da nova entrada será feito. Com a nova sala elétrica pronta, será possível dar início às adequações nos andares para a ligação de novos equipamentos e, consequentemente, a ampliação do parque tecnológico.
Outras obras
Diversas outras melhorias em infraestrutura estão em execução ou em fase de conclusão no HC-UFMG. Entre elas, vale destacar a modernização dos elevadores de todo o complexo hospitalar e da central de água gelada; as obras nas salas dos tomógrafos e raios-x telecomandado; a implantação de reservatório metálico de água no anexo Borges da Costa; reformas do espaço da Central de Material Esterilizado, de todo o prédio do Anexo da Dermatologia, do Laboratório de Análises Clínicas e da fachada leste do prédio principal; instalação do Sistema de CFTV – Circuito Fechado de Monitoramento por Câmeras; instalação da Usina Fotovoltaica do anexo Jenny Farias e adequações estruturais no prédio principal e anexos visando as recomendações do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand
Tags: #infraestrutura, #melhorias; #energia elétrica; #hc-ufmg, #ebserh