Notícias
Instituto Jenny de Andrade vai ganhar usina fotovoltaica
Em solenidade realizada nesta quinta-feira (9) na sede da Cemig, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh e a companhia energética deram início à parceria que possibilitará a instalação de uma usina fotovoltaica no Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher, um dos oito prédios do Completo do HC-UFMG. O hospital foi aprovado na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da CEMIG do ano de 2021.
Com a instalação da usina fotovoltaica, estima-se uma redução média anual de cerca de 77% nos custos relacionados à energia elétrica no prédio, que é referência para tratamento ambulatorial e interdisciplinar nas áreas de geriatria, ginecologia e obstetrícia. Atualmente, são gastos no Jenny Faria, mensalmente, cerca de R$ 7 mil com energia elétrica.
A licitação para a implantação efetiva do sistema de energia solar tem previsão de acontecer no segundo semestre de 2022. A instalação da usina fotovoltaica deve ocorrer em 2023. O diagnóstico energético do projeto aprovado foi elaborado equipe de engenharia elétrica do Setor de Infraestrutura Física do HC.
Sustentabilidade
A iniciativa é uma das ações do Hospital das Clínicas para reduzir os custos com a energia elétrica consumida, de forma a atender ao princípio da eficiência, praticando a sustentabilidade e preservando o meio ambiente. No ano passado, o hospital concluiu, por meio da Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da CEMIG 2019, a substituição de mais de 16 mil lâmpadas tubulares fluorescentes por lâmpadas com tecnologia LED, gerando uma economia anual de cerca de R$ 370 mil reais.
Programa de Eficiência Energética (PEE)
O Programa de Eficiência Energética (PEE) é implementado pelas distribuidoras de energia elétrica, regulado e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). As concessionárias de distribuição são obrigadas a destinar anualmente 0,5% da sua receita operacional líquida em projetos de eficiência energética, com o objetivo de estimular o uso racional de energia elétrica.
Redação: Luna Normand (Jornalista - HC-UFMG/Ebserh)