Notícias
TELEMEDICINA
Hospital das Clínicas da UFMG caminha para tornar-se centro colaborador da OPAS-OMS em saúde digital
Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh recebeu, nesta quarta-feira (26), uma visita técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-OMS) para coleta de dados de produção do Centro de Telessaúde. A ação integra o processo de certificação do hospital como centro colaborador na área da transformação digital e visa preencher a lacuna entre os serviços de saúde e as populações carentes por meio do desenvolvimento e adoção de soluções de saúde digital adequadas, acessíveis e realizáveis, conforme o 13° Programa Geral de Trabalho da OMS (2019-2023).
Durante dois dias, a equipe do Centro de Telessaúde e a consultora nacional em saúde digital da OPAS/OMS, Viviane Lourenço, reuniram-se para definir as principais áreas de colaboração do HC-UFMG e dar início à construção do plano de trabalho, definição de metas, especialidades prioritárias e garantia de qualidade, dentre outros assuntos.
“Entre os pontos debatidos, destaca-se a criação e normatização de metodologias inovadoras já desenvolvidas pelo Centro de Telessaúde visando à expansão da telessaúde em suas diversas formas, como teleconsultoria, teleducação e teleatendimento”, disse Viviane.
No Brasil, 20 centros de telessaúde já colaboram com a OPAS-OMS. “As primeiras impressões da visita só reforçaram o levantamento prévio, destacando a capilaridade do HC-UFMG em 14 estados, sua capacidade técnica e científica, além do potencial de escalabilidade, que é um dos grandes desafios da telessaúde e uma prioridade tanto do Ministério da Saúde quanto da OPAS”, afirmou.
O processo de formalização envolve oito etapas e trâmites administrativos junto ao sistema de centros colaboradores da OPAS-OMS, em Washington (EUA), com articulação feita pelo Brasil. O tempo médio para essa tramitação é de aproximadamente seis meses, embora haja um esforço para acelerar o processo. O objetivo é concluir a formalização até o aniversário de 20 anos do Centro de Telessaúde do HC-UFMG em agosto.
Para o coordenador do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, o cardiologista e professor Antônio Luiz Pinho Ribeiro, essa visita aponta para um futuro promissor. “É um reconhecimento da nossa trajetória de 20 anos que aponta para p futuro, para uma possibilidade de uma atuação institucional junto a OPAS, a outros países da América Latina, das Américas ou mesmo da África em uma colaboração no sentido de transpor, adaptar as tecnologias desenvolvidas aqui em outros países, ajudando do ponto de vista de melhoria da qualidade da atenção à saúde em outros locais e também estabelecendo colaborações”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand
#tecnologia, #avanço #tecnológico, #inovação, #telessaúde, #OPAS, #OMS, #hc-ufmg, #ebserh