Notícias
OPINIÃO DO USUÁRIO
Pacientes avaliam com 7,93 de satisfação Complexo Hospitalar da UFRJ (CH-UFRJ)
Rio de Janeiro (RJ) - A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários (PSU) do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada ao longo de 2025. A consulta foi coordenada pela Ouvidoria-Geral da estatal, com a participação das Ouvidorias dos Hospitais da Rede. O Complexo Hospitalar da UFRJ (CH-UFRJ) registrou índice expressivo de satisfação geral com média de 7,93, atribuída pelos pacientes atendidos. Ainda segundo a pesquisa, 92,56% dos participantes afirmaram que indicariam as unidades hospitalares do CH-UFRJ geridos pela Rede Ebserh.
A média geral de 7,93 resultou da consolidação das avaliações específicas dos atendimentos em internação (8,53) — com destaque para a atuação da equipe médica e dos demais profissionais — e dos serviços ambulatoriais (8,28). Também foram avaliadas as dimensões relacionadas à estrutura física (6,92), aos serviços de refeições (8,17), à rouparia e limpeza (8,35) e à segurança (8,21). Confira os resultados completos da PSU do CH-UFRJ no endereço eletrônico institucional.
Para o ouvidor do CH-UFRJ, Anderson Souza da Gama, a percepção global dos usuários sobre os serviços foi positiva. “Receber esse retorno da sociedade mostra que estamos no caminho certo para consolidar um atendimento humanizado. O fato de a maioria dos usuários recomendar nossos hospitais é o reflexo de um esforço coletivo. Embora tenhamos desafios claros pela frente, ver que a maior parte do nosso público se sente satisfeita e bem acolhida após o atendimento é o que valida o papel social do nosso Complexo”, avaliou.
Ao comentar os resultados obtidos, Anderson destacou, entre os pontos fortes, a boa avaliação da equipe médica e dos demais profissionais, incluindo os da recepção: “Embora a estrutura das áreas do ambulatório apresente média inferior, de 7,46”, ponderou. O ouvidor também ressaltou as menções honrosas e as altas avaliações no domínio Rouparia/Limpeza/Lixo - com percepções positivas sobre a troca de roupas e a gentileza da equipe -, bem como no eixo Segurança/Portaria/Acesso - que recebeu avaliações favoráveis quanto ao controle de acesso e à segurança ambiental.
Em relação aos pontos de atenção, o ouvidor do CH-UFRJ apontou oportunidades de melhorias no domínio Refeições, cuja média de 8,17, segundo ele, “sinaliza para a necessidade de aprimoramento em sabor (7,36) e temperatura (7,55)”. Já em relação a Estrutura - que apresentou a menor média geral (6,92) e impactou negativamente o resultado consolidado - os itens sensíveis sublinhados pelo ouvidor foram conservação dos móveis (6,22) e estrutura dos banheiros (6,35).
Perfil dos participantes no CH-UFRJ
A Pesquisa de Satisfação dos Usuários no CH-UFRJ contou com a participação de 489 respondentes, dos quais a maioria utilizou o Complexo Hospitalar na condição de pacientes (296), enquanto 193 participaram como acompanhantes. Observou-se predominância do gênero feminino, com 70,35% das respostas, seguido do masculino (29,04%) e de outras identidades (0,61%). Quanto à identidade de gênero, destacaram-se as categorias mulher cisgênero (45,57%), não informada (34,34%) e homem cisgênero (16,85%). Em relação à faixa etária, houve maior concentração de participantes entre 40 e 50 anos, seguidos pelos grupos de 30 a 40 e de 20 a 30 anos.
Dados da PSU na Rede Nacional
A Ebserh divulgou os dados nacionais que reuniram as respostas dos usuários SUS sobre os 45 Hospitais da Rede. Com 31.648 consultados, a Pesquisa registrou 92,5% de satisfação geral dos pacientes, média das instituições de 8,98 e o índice de que 97,6% dos participantes indicariam os Hospitais. Outras médias foram: de atendimentos em internação (9,20) e nos ambulatórios (8,94), estrutura (8,58), serviço de refeições (9,01), rouparia e limpeza (8,97), e segurança (8,94).
O ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende, considerou que a PSU fornece diagnósticos importantes para os Hospitais e suas respectivas áreas de gestão. Segundo ele, os resultados permitiriam “identificar pontos de melhoria nos serviços ofertados, possibilitando a promoção de ações coletivas e mudanças concretas na realidade institucional, além de viabilizar um espaço de escuta direta ao usuário para otimizar o protagonismo dos sujeitos numa dimensão de participação e de controle social", declarou. Todas as edições da PSU podem ser acessadas aqui.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFRJ (CH-UFRJ) faz parte da Rede Ebserh desde junho de 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Andrade e Marília Rêgo, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh