Notícias
DIA DO TRABALHADOR
HUGV-Ufam destaca importância da aposentadoria em programação do Dia do Trabalhador
Manaus (AM) – A partir do tema “Trabalhador em foco: equilíbrio pra um novo amanhã” que a comemoração do Dia do Trabalhador no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu um dia repleto de diálogos e reflexões. Com cerca de 75% dos funcionários em idade ativa ou próximo dos 60 anos, a programação do HUGV-Ufam focou na aposentadoria enquanto um processo fundamental na vida humana.
“Preparar esses trabalhadores para uma aposentadoria que garanta dignidade é considerada uma das missões das áreas de gestão de pessoas”, comenta Gerusa Menezes, chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP) do HUGV-Ufam. A programação integra a grade de atividades em alusão ao aniversário do hospital, que completará 60 anos no dia 27 de junho.
As celebrações do Dia do Trabalhador contou com três iniciarivas: palestra no dia 29, sobre “O processo de aposentadoria: o que se deixa de ser quando se aposenta”, que aconteceu via Teams, com a facilitadora Solene Nobre de Medeiros; palestra presencial no dia 30 com o tema "Descomplicando a aposentadoria: dicas para preparar seu futuro financeiro", com a facilitadora Ramayana Rodrigues de Paula.
Também no dia 30, à tarde, aconteceu um momento de bem-estar com direito a Jogos de tabuleiros e videogame, disponibilizados pelo Programa Villa Ludos, da Faculdade de Educação Física vinculada à Universidade Federal do Amazonas das 11h30 às 16h00, no 9º andar do HUGV.
O tema da aposentadoria ganhou destaque no evento deste ano devido a atenção que esse processo demanda e o impacto que produz na vida das pessoas que trabalharam por tantos anos. Um levantamento feito pela UDP do HUGV-Ufam realizado a partir da relação de empregados da Ebserh, mostrou que 49% dos trabalhadores do hospital universitário estão na faixa etária de 36 a 45 anos, enquanto 25% estão na faixa dos 46 a 55 anos, 20% têm entre 22 e 35 anos e 6% estão na faixa de 56 a 68 anos.
“Ou seja, temos uma considerável parcela de funcionários em idade ativa. Somado aos que estão na faixa dos 46 aos 55 anos, temos quase 75% da força de trabalho em idade ativa ou próximo dos 60 anos”, observa Gerusa Menezes, que destaca o Dia do Trabalhador como uma das datas mais importantes para a categoria, demandando debates de interesse desse público.
“O intuito foi apresentar ferramentas variadas para o planejamento de uma aposentadoria segura a partir da utilização de alternativas como o Tesouro Direto e a Previdência Privada, além de propor reflexões aos trabalhadores do HUGV quanto aos aspectos emocionais que permeiam o processo de aposentadoria”, conclui.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza /Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh