Notícias
DIVERSIDADE
HU-Unifap treina equipe multiprofissional para inauguração de Ambulatório Trans
Macapá (AP) - Nos dias 07 e 08 de novembro de 2024, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Rede Ebserh, promoveu um treinamento para capacitar sua equipe multiprofissional com o objetivo de inaugurar o primeiro ambulatório especializado no atendimento de pessoas transgênero, travestis e não-binárias no estado. A iniciativa visa criar um espaço seguro e acolhedor para essa população, oferecendo atendimentos e serviços específicos para a afirmação de gênero e cuidado integral à saúde.
O ambulatório, que tem como missão promover o acesso universal e equitativo ao Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas trans, marca um passo importante para a saúde pública do Amapá. De acordo com a enfermeira Ezra Oliveira Nascimento, responsável pela organização da iniciativa, “o Ambulatório Trans HU-Unifap é um dispositivo de muita importância, por ser o primeiro voltado para atender a população transgênero, travesti e não-binária no Amapá. Esse é um passo significativo para garantir o princípio da universalidade e equidade no SUS”. Ezra destaca que o ambulatório estará articulado com as redes de saúde municipal e estadual, garantindo um atendimento abrangente e conectado às demais necessidades dessa população.
Capacitação da equipe: inclusão e acolhimento
A capacitação, realizada no auditório do HU-Unifap, teve duração de dois dias e contou com a presença de importantes nomes, como a professora Flávia Teixeira, diretora do Gabinete do Ministério da Saúde, e a psicóloga Lohana Madureira, que abordou aspectos psicossociais fundamentais para a abordagem sensível e acolhedora. Segundo Ezra, "é extremamente importante capacitar profissionais porque as instituições de ensino ainda negligenciam os assuntos referentes à saúde da população LGBTQIA+, resultando em afastamento dessa população dos serviços de saúde". Dessa forma, o treinamento buscou suprir essa lacuna, promovendo um atendimento qualificado e empático.
Serviços oferecidos e inauguração em fases
O ambulatório já está oferecendo alguns serviços iniciais, como consultas com endocrinologista, consulta de enfermagem e exames laboratoriais e de imagem. Gradativamente, o serviço será expandido para incluir psicologia, farmácia, serviço social, fonoaudiologia, urologia e ginecologia, oferecendo suporte multidisciplinar para o atendimento integral. A inauguração em fases permitirá uma adaptação gradual e uma melhor estruturação do atendimento, adequando-se às necessidades específicas da população trans e garantindo um acompanhamento contínuo.
A criação do Ambulatório Trans é um marco para a saúde pública no Amapá, um estado que agora dá um passo significativo em prol da inclusão e do acolhimento das pessoas transgênero, travestis e não-binárias, promovendo uma rede de apoio especializada e assegurando o acesso igualitário à saúde para todos.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) é um equipamento de média e alta complexidade integralmente dedicado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Oferece serviços para aproximadamente 750 mil habitantes de todo o estado amapaense, além de ilhas do arquipélago do Marajó, no Pará.
Está vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) do Ministério da Educação (MEC), uma empresa pública criada em 2011 que administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: oferecem serviços de saúde públicos e gratuitos ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem de Andrew Costa
Coordenação de Comunicação da Ebserh