Notícias
DIÁLOGO EFICAZ
HU-Unifap realiza curso de Comunicação Alternativa e Aumentativa no Ambiente Hospitalar
Macapá (AP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou a primeira turma do curso “Comunicação Alternativa e Aumentativa no Ambiente Hospitalar: conceitos, importância, aplicações e adaptação intercultural” no dia 05/12. O evento aconteceu no Auditório do HU-Unifap, e é voltado para o público interno e externo, profissionais e estudantes das áreas da saúde, que atuam ou têm interesse em contextos hospitalares e interculturais. A segunda turma iniciará no dia 16/12, das 09 às 13h e das 14h às 18h.
O curso tem como objetivo promover a compreensão e o aprimoramento das práticas de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) em ambientes hospitalares para pacientes com necessidades complexas, abordando desde os conceitos fundamentais até suas aplicações clínicas e a importância da comunicação acessível em contextos de internação. Serão discutidas estratégias que favorecem a interação entre pacientes, familiares e profissionais da saúde, com ênfase na humanização do cuidado e na superação de barreiras comunicativas.
Segundo o fonoaudiólogo Saulo Iordan Silva, um dos diferenciais deste curso é a abordagem da adaptação intercultural da CAA voltada ao atendimento de populações indígenas, respeitando as especificidades linguísticas, culturais e sociais desses grupos. “Os participantes terão a oportunidade de refletir sobre como tornar os recursos e práticas de comunicação mais sensíveis às diferentes realidades culturais, promovendo um cuidado mais inclusivo e equitativo”, disse.
Na capacitação, foram abordados os seguintes temas: Conceitos básicos de CAA, o papel da comunicação na segurança e humanização do cuidado, barreiras de comunicação comuns no ambiente hospitalar, comunicação em situações críticas e de emergência, avaliação de necessidades comunicativas do paciente, recursos de CAA aplicáveis ao ambiente hospitalar, abordagens culturais e linguísticas com ênfase em pacientes indígenas, interdisciplinaridade no uso da CAA, e a construção e adaptação de pranchas de comunicação.
Para Saulo, a comunicação é parte central do cuidado, e ao oferecer ferramentas de CAA, os profissionais demonstram respeito à autonomia, cultura e individualidade do paciente, permitindo que ele seja compreendido, podendo expressar necessidades, dores e emoções. “Isso evitará mal-entendidos, pedidos não compreendidos e frustrações, tornando as condutas clínicas mais seguras e assertivas”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Neurizete Duarte
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh