Notícias
BOAS PRÁTICAS
HU-Unifap conquistou o 3º lugar no II Concurso de Boas Práticas de Controle Interno da Ebserh
Macapá (AP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conquistou o 3º lugar na categoria “Aprimoramento de Processos Finalísticos Assistenciais” do II Concurso de Boas Práticas de Controle Interno da Rede Ebserh. O prêmio foi resultado do projeto de idealização e implementação de um Plugin que alerta sobre pacientes com alergia na tela de avaliação de prescrição pelo módulo de farmácia, via Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), apresentado por profissionais da Unidade de Sistemas da Informação e Inteligência de Dados, e da Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica.
Para o chefe da Unidade de Sistemas da Informação e Inteligência de Dados, Elizalon Balieiro, a premiação representa o reconhecimento institucional, o compromisso do HU-Unifap com a melhoria contínua dos processos assistenciais, a inovação em saúde, a segurança do paciente e do trabalho das equipes multiprofissionais e de Tecnologia da Informação. “O prêmio fortalece a imagem do hospital dentro da Rede Ebserh, estimulando a disseminação de boas práticas e a adoção de soluções que qualificam a assistência prestada à população”, disse.
O analista de Tecnologia da Informação do HU-Unifap, Perichdey Weslley Cruz, afirma que o plugin de alergia de medicamentos foi desenvolvido após etapa de planejamento, utilizando tecnologias seguras e sem alterações no código do AGHU. A solução foi integrada à rotina dos dispensadores por meio de um plugin validado pela Mozilla, que atua na tela de dispensação exibindo alertas de alergias do paciente. “O plugin apenas consulta e apresenta as informações, sem modificar dados do prontuário, e possui chave de segurança para uso autorizado”, frizou.
Melhoria na Assistência
O projeto Plugin de Alergia de Medicamentos foi reconhecido por promover melhorias diretas nos processos assistenciais relacionados à prescrição e dispensação de medicamentos. A iniciativa demonstrou impacto na segurança do paciente, eficiência operacional e fortalecimento dos controles assistenciais, atendendo aos critérios de criatividade, aplicabilidade, prevenção de riscos, valor agregado e replicabilidade definidos no concurso.
Entre as principais mudanças, destacam-se a incorporação de uma verificação automatizada de alergias no fluxo assistencial, redução da dependência exclusiva da conferência manual das informações clínicas, maior integração entre tecnologia da informação e assistência farmacêutica, padronização e qualificação dos processos de dispensação de medicamentos, e fortalecimento dos controles internos voltados à assistência à saúde.
Benefícios do Plugin
Após a implementação, observaram-se benefícios como redução do risco de dispensação de medicamentos aos quais o paciente possui alergia registrada; maior confiabilidade e padronização do processo de dispensação; apoio à tomada de decisão dos profissionais da farmácia; melhoria na rastreabilidade das informações clínicas, e otimização do fluxo assistencial, com menor dependência de conferências manuais.
Segundo Elizalon, a ferramenta contribuiu significativamente para a segurança do paciente ao atuar de forma preventiva, emitindo alertas no momento crítico da dispensação de medicamentos. “Isso fortalece a cultura de segurança, reduz a probabilidade de eventos adversos relacionados a alergias medicamentosas e assegura maior aderência às boas práticas assistenciais e aos protocolos de segurança do paciente”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Neurizete Duarte
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh