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PIC HU-UFRR 2025

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Publicado em 28/04/2025 10h32 Atualizado em 29/08/2025 12h56

Programa de Iniciação Científica - PIC HU-UFRR/Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR/Ebserh), por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), torna público o Edital nº 01/2025 para seleção de bolsistas do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As bolsas de iniciação científica serão destinadas a alunos de graduação, não apenas dos cursos relacionados diretamente à área da saúde, mas também de outros cursos oferecidos pela UFRR, sejam da área de humanas, exatas e outras, cujos projetos de pesquisa científica aconteçam no HU-UFRR. Dentre os objetivos do PIC/Ebserh, destaca-se o fortalecimento da metodologia científica na busca de soluções de problemas enfrentados no cotidiano dos Hospitais Universitários Federais (HUF), contribuindo, assim, para a melhoria do cuidado.

Informações gerais

  • Público-alvo: alunos de graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Número de bolsas: 6 (bolsas), sendo 3 (três) de ampla concorrência e 3 (três) vagas destinadas as ações afirmativas.
  • Valor da bolsa: R$ 700,00 mensais
  • Duração do programa: 12 meses
  • Inscrições dos bolsistas e projetos no PIC: 14/05/2025 a 13/06/2025
  • Início da concessão das bolsas: setembro/2025

Editais e resultados

Edital Nº 01/2025

1ª Retificação

Homologação Preliminar das Inscrições

Homologação Final das Inscrições

Resultados preliminares da análise dos projetos

Retificação dos resultados preliminares da análise dos projetos

2ª Retificação

Resultado da Análise dos Projetos Submetidos ao PIC

Resultados preliminares de comprovação da condição para vagas destinadas às ações afirmativas

Resultado Final do PIC 2025 - HU-UFRR

Inscrições

Link inscrição:

https://redcap.ebserh.gov.br/surveys/?s=N79FDWT8HKMF4LDY

Atenção! Durante a inscrição será necessário anexar os seguintes documentos em formato PDF:

02 -Projeto e Plano de trabalho (acesse o modelo aqui)

03 – Lattes do candidato com os comprovantes em pdf único.

Cronograma

ETAPAS DATAS
Período de inscrições 14/05/2025 a 06/07/2025
Divulgação da homologação preliminar das inscrições 08/07/2025
Período de interposição de recursos à homologação das inscrições 09 e 10/07/2025
Divulgação da homologação final das inscrições 14/07/2025
Avaliação dos Projetos 15/07/2025 a 04/08/2025
Divulgação dos resultados preliminares da análise dos projetos 14/08/2025
Período de interposição de recursos aos resultados preliminares de análise dos projetos (apenas para resultados preliminares que sofreram alteração) 15/08/2025 a 18/08/2025
Divulgação dos resultados da análise de projetos 21/08/2025
Comprovação da condição para vagas destinadas às ações afirmativas 22/08/2025 a 25/08/2025
Divulgação dos resultados preliminares de comprovação da condição para vagas destinadas às ações afirmativas 26/08/2025
Período de interposição de recursos aos resultados preliminares da comprovação da condição para vagas destinadas às ações afirmativas 27 e 28/08/2025
Publicação do resultado definitivo 29/08/2025
Entrega de documentação dos alunos 29/08/2025 a 01/09/2025
Cadastro dos bolsistas na Plataforma Carlos Chagas 01/09/2025 a 10/09/2025
Início das atividades 01/09/2025
Vigência da bolsa 01/09/2025 a 31/08/2026
Término das atividades 31/08/2026
Entrega do Relatório Final e Resumo 01/09/2026 a 25/09/2026

Importante

  • Após a inscrição do Aluno o Orientador receberá um link via email para completar a inscrição.
  • Cada orientador(a) poderá orientar até 2 (dois) projetos diferentes, sendo permitida a indicação de apenas 1 (um)bolsista por projeto.
  • Para análise da viabilidade os projetos devem ser registrados no sistema Rede Pesquisa.
  • Caberá ao orientador a inscrição do projeto no Sistema Rede Pesquisa. Toda equipe de trabalho (incluindo o aluno) que desenvolverá o estudo deverá ser incluída no sistema previamente à submissão. Caso o membro da equipe ainda não possua cadastro no sistema Rede Pesquisa, ele deverá solicitar o credenciamento. O Sistema Rede Pesquisa pode ser acessado pelo link: http://sig.ebserh.gov.br/redepesquisa/.
  • A carta de anuência gerada após análise da viabilidade do projeto deverá ser anexada na Plataforma Brasil para análise e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP), ou no Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal de Roraima, quando aplicável.
  • O início das atividades de pesquisa no HU-UFRR/Ebserh só poderá acontecer após o envio do parecer de aprovação do CEP ou CEUA, quando aplicável.
  • Cabe ao aluno que submeter a proposta conferir a documentação solicitada no edital e anexá-las no ato da inscrição, sob risco de indeferimento.
  • A GEP do HU-UFRR não se responsabiliza por inscrições não realizadas por eventuais falhas técnicas, como por exemplo: problemas de conexão com a internet, falta de energia elétrica, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a conexão ou a transferência de dados. Essas eventualidades não serão aceitas como justificativa para a submissão das propostas após o prazo.
  • Caso seja feita mais de uma submissão da mesma proposta de projeto será considerada a última submissão realizada.

Documentos que devem ser entregues após a seleção

a) Documento oficial com foto*

*Nota: serão considerados documentos oficiais com foto; tais como a Carteira de Identidade Nacional (CIN),Carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de reservista, Identidade social (para pessoas trans e travestis), e-Título ou Passaporte.

b) Comprovante de matrícula na Universidade emitido nos últimos 3 meses;

c) Carta de anuência do HUF quanto à execução do projeto nos casos em que a submissão ao CEP não seja necessária;

d) Nos casos de projetos envolvendo seres humanos, parecer consubstanciado de aprovação do CEP, observadas as normas aplicáveis;

e) Carta de anuência do(a) orientador(a), com assinaturas do(a) coordenador(a) do projeto ou pesquisador(a)principal, se aplicável;

f) Declaração de Conflito de Interesses (ANEXO V) assinado, se aplicável;

g) Termo de Compromisso para Utilização de Dados, Confidencialidade e Sigilo (ANEXO VI), se aplicável, assinado pelo(a) orientador(a) responsável pelo projeto e pelos demais integrantes da equipe que tenham acesso aos dados. Este termo é obrigatório nos projetos que utilizam e/ou coletam qualquer tipo de informação em banco de dados de instituições, prontuários médicos ou odontológicos, entre outros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD), a Política de Proteção de Dados Pessoais da Ebserh e Manual de Diretrizes e Boas Práticas para Gestão da Documentação Clínica na Rede Ebserh (2021).

h) Declaração de Participação em Projeto com a descrição e o tipo de contribuição dos envolvidos (ANEXO VII), caso o projeto conte com apoio ou parceria de outra instituição além da Universidade e da Ebserh, e caso o projeto conte com qualquer tipo de apoio financeiro ou fornecimento de materiais para execução do projeto.

i) Declaração de não acúmulo de bolsas (ANEXO VIII) assinada;

j) Termo de compromisso e responsabilidade do(a) bolsista (ANEXO IX) com os dados bancários da conta corrente no Banco do Brasil assinada ou Termo de compromisso e responsabilidade do(a) voluntário(a) (ANEXO X), conforme o caso;

k) Termo de Autorização para publicação da produção científica e tecnológica (ANEXO XI) assinado;

l) Termo de Autorização de uso de imagem e voz (ANEXO XII) assinado.

 
Mais informações:

 
Mais informações e esclarecimentos, entrar em contato com a GEP do HU-UFRR.

E-mail: gep.hu-ufrr@ebserh.gov.br

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