Notícias
PRÁTICA
Profissionais do HU-UFRR são capacitados em suporte básico e avançado à vida
Boa Vista (RR) - Sessenta profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima participaram do curso de Práticas Clínicas de Suporte à Vida. A capacitação foi realizada em formato híbrido, combinando atividades online e presenciais, no Laboratório de Habilidades do Curso de Medicina da UFRR.
A superintendente do HU-UFRR, Bianca Sequeira, destacou o ineditismo da capacitação na unidade. “Esse é um momento histórico para nós, porque é a primeira vez que um colega vem de outro hospital da Rede Ebserh, para complementar os nossos conhecimentos e nos fornecer essa capacitação. Esperamos que isso se torne cada vez mais frequente no nosso HU”, comentou.
O curso de Práticas Clínicas de Suporte à Vida visa desenvolver a competência de procedimentos de urgência e emergência, que implicam alto risco à segurança do paciente. O instrutor foi o médico cardiologista Alexandre José dos Santos Silva, da Unidade Coronariana do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB).
“O intuito do treinamento é evitar desfechos desfavoráveis em pacientes, que evoluem com parada cardiorrespiratória, motivado pelo fato de as doenças cardiovasculares serem as principais causas de óbitos no Brasil e no mundo”, destacou o instrutor. Alexandre Silva possui residência médica em Cardiologia, especialização em Cardiologia Intensiva e é credenciado da trilha de Suporte à Vida do Centro de Simulação Realística do HUB-UnB. Possui experiência na condução de treinamentos em suporte básico e avançado à vida, além de protocolos assistenciais voltados ao cuidado de pacientes.
Durante o treinamento prático no Laboratório de Habilidades, médicos e enfermeiros fizeram simulações com bonecos de tronco para ressuscitação cardiopulmonar (RCP), bonecos de via aérea e desfibrilador externo automático (DEA). A capacitação foi dividida em duas etapas: suporte básico e suporte avançado à vida.
O reitor da UFRR, Geraldo Ticianeli, acompanhou o treinamento e destacou a importância da capacitação. “É fundamental que os profissionais que trabalham em diferentes unidades do nosso hospital aprendam o processo de reanimação, intubação e outras ações necessárias para o bom atendimento dos nossos pacientes”, disse.
Sobre a Ebserh
O HU-UFRR faz parte da Rede Ebserh desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Vanessa Vieira
Unidade de Comunicação Regional 30