Notícias
DIVERSIDADE CULTURAL
Hospital Universitário da UFRR realiza mostra que promove cultura dos povos indígenas
Boa Vista (RR) – Valorizar a cultura indígena, promover o respeito à diversidade cultural, fortalecer a interculturalidade no ambiente hospitalar e humanizar o atendimento foram os objetivos da 1ª Mostra Cultural da Diversidade, realizada no hall do Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR). Durante três dias, o público conferiu exposições de fotografias, artesanatos e produtos da medicina tradicional indígena.
O evento foi organizado pelo HU-UFRR em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos, Yanomami e Ye’kwana, Centro de Atendimento Integrado à Criança Yanomani e Ye’kwana e a Secretaria Estadual dos Povos Indígenas. As atividades contaram com o acompanhamento de mediadores culturais e intérpretes indígenas.
A Chefe da Unidade de Saúde Indígena do HU-UFRR, Marcelle Collyer, destacou a importância de reconhecer os saberes e as expressões artísticas desses povos. “A mostra no HU, que possui uma Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas, contribui para a humanização, o fortalecimento do diálogo intercultural e a sensibilização de acadêmicos, usuários e profissionais sobre a diversidade no contexto da saúde”, afirmou.
Para a pajé Vanda Macuxi, que utiliza sementes, raízes e orações em seus tratamentos, a presença nesses eventos é fundamental para a preservação cultural. “A alegria da medicina indígena é igual à medicina dos médicos: ver que o paciente está bem”, concluiu.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Adna Neves
Fotos: Vanessa Abreu
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh