Notícias
DEZEMBRO LARANJA
Hospital Universitário da UFRR realiza ação de prevenção ao câncer de pele
Boa Vista (RR) - Com o objetivo de orientar, conscientizar e promover a detecção precoce do câncer de pele, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, realizou ação de prevenção destinada aos empregados, colaboradores e acompanhantes de pacientes.
A campanha ocorreu durante a tarde do dia 18 de dezembro. Os atendimentos foram realizados pela dermatologista do HU-UFRR/EBSERH, Sissernanda Coelho, que fez o rastreio e o encaminhamento dos casos suspeitos para investigação.
A dermatologista disse que é muito importante a conscientização e alguns cuidados. “A prevenção do câncer de pele pode ser realizada por meio da utilização de protetor solar fator 50 ou superior e a não exposição ao sol entre 10h e 16h”, disse.
Ainda conforme a médica, é importante que as pessoas consultem com o dermatologista pelo menos uma vez ao ano. Foi o que fez Renata Campos, farmacêutica do HU-UFRR, que aproveitou a campanha e foi atendida. “A consulta hoje foi ótima, tirei umas dúvidas, relatei algumas queixas e fui bem atendida. Essa foi uma boa oportunidade pra gente, que está no hospital trabalhando, cuidar da saúde”, concluiu.
Prevenção e diagnóstico
No Brasil, os tipos mais frequentes são os não melanomas: carcinoma basocelular (CBC) e carcinoma espinocelular (CEC). O melanoma, menos prevalente, é o tipo mais agressivo e responsável pelo maior número de óbitos, sendo mais frequente em adultos brancos. Apesar disso, quando identificado precocemente, suas chances de cura ultrapassam 90%. Os principais sintomas do câncer de pele são: manchas que coçam, descamam ou que sangram, sinais ou pintas que mudam de tamanho, além de feridas que não cicatrizam.
Sobre a Ebserh
O HU-UFRR faz parte da Rede Ebserh desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Adna Neves
Unidade de Comunicação Regional 30