Notícias
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Ambulatório do Hospital Universitário da UFRR oferece cinco especialidades médicas e reduz fila do SUS
Ambulatório do HU opera de forma referenciada - Foto: Pablo Felippe/CoordCom-UFRR
Boa Vista (RR) - Em funcionamento desde novembro de 2025, o ambulatório do Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, oferece atendimento em cinco áreas: Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Infectologia e Otorrinolaringologia.
Além de consultas, o HU-UFRR disponibiliza uma estrutura que permite ao paciente realizar exames laboratoriais, eletrocardiogramas, raios-x, tomografias e ultrassonografias, no próprio hospital. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h (exceto feriados).
Diferentemente de unidades de pronto atendimento, o ambulatório do HU opera de forma referenciada. Isso significa que as vagas para consultas e exames são preenchidas exclusivamente via Sistema Nacional de Regulação (SISREG). “O sistema encaminha os pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) para os especialistas que temos disponíveis”, explicou a enfermeira Polliany Falenski, responsável pela Unidade de Ambulatório.
O agendamento das consultas é informado via mensagem de texto ou telefonema, com no mínimo 48 horas de antecedência. “Um dos maiores desafios que enfrentamos é a ausência dos pacientes às consultas. Por isso, é importante que o paciente mantenha os dados cadastrais atualizados, pois corre o risco de perder a vaga se não conseguirmos avisá-lo do dia e horário agendados”, alertou Polliany.
A atualização cadastral deve ser feita, preferencialmente, na Unidade Básica de Saúde de origem. A confirmação da consulta pode ser feita pelo site do SISREG, pelo WhatsApp (95) 98416-6166 ou na UBS mais próxima.
Mutirões
Desde sua abertura, o ambulatório já promoveu dois mutirões de atendimento coordenados pela Ebserh. O primeiro, em novembro, foi direcionado às populações indígena e quilombola; o segundo, em dezembro, atendeu ao público geral, focando em reduzir o tempo de espera por consultas e exames especializados.
“Tivemos uma boa adesão de pacientes, embora o número de pacientes que não receberam a comunicação e perderam a consulta tenha sido grande. Vários pacientes procuraram o serviço e foram atendidos. Pessoas que estavam aguardando há muito tempo foram atendidas”, comentou Polliany Falenski.
Sobre a Ebserh
O HU-UFRR faz parte da Rede Ebserh desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Vanessa Vieira
Unidade de Comunicação Regional 30