Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS)
Publicado em
20/11/2020 15h41
Atualizado em
03/06/2025 16h20
Definição Geral
- O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital Universitário HDT-UFT/Ebserh é uma instância de caráter consultivo e executivo e de natureza técnico-científica permanente. Encontra-se diretamente ligado ao Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPITS) da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP).
Finalidade do NATS
O NATS do HDT-UFT tem as seguintes finalidades:
- Assessorar, técnica e cientificamente, a gestão do Hospital, nos processos que envolvem avaliações, incorporações, desincorporações e substituições de tecnologias em saúde, com base nas melhores evidências científicas disponíveis, considerando as medidas de impacto documentadas e sua aplicabilidade no contexto institucional.
- Oferecer suporte técnico-científico às Comissões existentes no Hospital para elaboração das informações técnicas, notas técnicas, pareceres técnico-científicos, revisões sistemáticas, metanálises, e estudos econômicos relativos aos processos de incorporação de novas tecnologias em saúde e desincorporação de tecnologias obsoletas, bem como às solicitações de aquisição ou contratação temporária de uma dada tecnologia em saúde não padronizada na instituição.
- Integrar dados de eficácia, efetividade, segurança, custo, custo-efetividade e aplicabilidade no contexto institucional, nos processos de avaliação de tecnologias em saúde.
- Acolher, analisar, estruturar e gerenciar as necessidades e demandas internas e externas sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde - ATS para o NATS/HDT-UFT
- Promover ações para disseminação e fortalecimento das práticas de Saúde Baseada em Evidências.
- Divulgar e promover cursos e eventos referentes à ATS e à Prática em Saúde Baseada em Evidências, para profissionais de saúde, residentes e comuidade do HU.
- Incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa que versem sobre ATS no âmbito do Hospital, incluindo parcerias com as diversas Unidades Acadêmicas da Saúde e outras da Universidade da Rede Ebserh.
- Auxiliar na elaboração de diretrizes clínicas, guias de segurança ao paciente e melhorias na qualidade da atenção à saúde.
- Apoiar e orientar as atividades de Auditoria Clínica como instrumento de autoavaliação de performance clínica, com foco na qualidade do cuidado. Tais atividades serão realizadas pelos próprios membros de uma dada equipe assistencial, promovendo assim, a revisão sistemática do cuidado, comparando-o com um padrão de qualidade estabelecido pelas melhores evidências disponíveis, seguido da implementação de ações reestruturantes, identificando as barreiras para mudanças efetivas.
- Elaborar pareceres e notas técnico-científicas relacionadas a processos de judicialização da saúde para a Rede Ebserh ou outros demandantes, mediante contratos e/ou convênios administrativos.
- Atender, mediante contratos e parcerias estabelecidas, demandas de diversas instâncias: Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, Organização Pan Americana da Saúde - OPAS, Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA, dentre outras instituições na elaboração de documentos técnicos, em especial de pareceres técnico-científicos que embasem e fundamentem decisões de gestores públicos.
- Participar das Redes de ATS em âmbito nacional e internacional, através da disponibilização de pareceres, capacitação de profissionais e projetos colaborativos em ATS.
- Definir e publicar critérios para Avaliação das Tecnologias em Saúde na Instituição.
Membros
- Iangla Araújo de Melo Damasceno, coordenadora do NATS, farmacêutica, matrícula nº 108****;
- Patrícia Alves Mendonça Cavalcante, membro, enfermeira de vigilância, matrícula 109****.
- João Paulo Araújo Ferreira, membro, farmacêutico, matrícula nº 117***, vínculo Ebserh;
- Camila Guimarães Vieira Borges, membro, engenheira de produção, matrícula nº 345****;
- Cristiane De Sena Assis, membro, enfermeira, matrícula nº 300****;
- Joelma Barbosa de Moura, membro, farmacêutica, matrícula nº 131****;
- Jordean Antônio Batista Putêncio, membro, engenheiro clínico, matrícula nº 141****, e
- Nadja Paula Barros de Sousa, membro, analista administrativo, matrícula nº 206****.
Portarias
Ações do documento