Notícias
ALINHAMENTO
NATS do HDT realiza reunião institucional e fortalece consolidação do Núcleo no hospital
O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFNT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou, na terça-feira (16), uma reunião institucional que marcou um momento estratégico de consolidação do Núcleo na unidade hospitalar.
Para Iangla Araújo, coordenadora do NATS do HDT-UFT, o encontro reforçou o papel do núcleo como instância técnico-científica fundamental para subsidiar decisões baseadas em evidências, qualificar processos assistenciais e fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e gestão no âmbito do hospital. “A reunião reafirmou o compromisso do NATS com a produção e aplicação do conhecimento científico, a melhoria contínua da gestão hospitalar e o apoio às decisões em saúde no âmbito do SUS, consolidando o Núcleo como espaço estratégico de inovação, qualificação profissional e fortalecimento institucional”, destacou.
Durante a reunião, discutiram-se encaminhamentos estruturantes do Núcleo, alinhados às diretrizes da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) e às demandas institucionais do hospital.
Na ocasião, também foi realizada a acolhida oficial da pesquisadora Cecília de Oliveira Carvalho Faria, que passa a integrar o NATS/HDT-UFT como membro externo. A profissional contribuirá de forma remota para o fortalecimento técnico e científico das atividades do Núcleo. Cecília é atualmente servidora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e sua integração representa um avanço importante na ampliação da rede de colaboradores e na qualificação das análises desenvolvidas.
Sobre a Ebserh
O HDT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.