Notícias
ASSISTÊNCIA
HDT-UFT elabora Manual de Dietas para padronizar preparo de refeições dos pacientes internados
Araguaína (TO) - Nutricionistas e residentes do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) elaboraram um manual de dietas, com informações detalhadas sobre todas as dietas orais oferecidas aos pacientes internados. O documento inclui os nomes, características, valores nutricionais, indicações e exemplos de cardápios para cada refeição, de modo a orientar a prescrição dietética conforme as necessidades específicas de cada paciente. O HDT é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“O objetivo da padronização é assegurar um atendimento nutricional de qualidade e seguro ao paciente, além de facilitar a produção e distribuição das refeições. Esse processo também permite a capacitação contínua da equipe e adaptações às condições e necessidades individuais dos pacientes”, destaca a nutricionista do Setor de Hotelaria Hospitalar do HDT, Ticiane Viana, que elaborou o documento com o apoio da equipe de Nutrição Clínica e dos residentes da área.
Ticiane Viana explica que o manual também facilita o processo de prescrição das dietas “garantindo que todos os profissionais envolvidos no atendimento compreendam as particularidades dos cuidados alimentares prescritos”.
Além do manual, esse grupo elaborou o Guia de Operacionalização para a Produção de Dietas Orais e o Guia de Operacionalização para o Lactário e Sondário, documentos fundamentais para as Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs), pois garantem a padronização, segurança e a eficiência nos processos relacionados à produção de alimentos e ao atendimento de dietas específicas.
“Esses guias oferecem diretrizes claras para o correto manejo dos alimentos e serviços prestados, atendendo tanto aos requisitos técnicos e sanitários quanto às necessidades nutricionais dos pacientes”, completa Ticiane Viana.
Com a padronização das dietas por via oral, o HDT-UFT alinha suas práticas com as melhores evidências científicas disponíveis e as recomendações nacionais e internacionais para o cuidado nutricional hospitalar, contribuindo de forma significativa para a segurança do paciente, para a qualidade do serviço prestado e para o cumprimento das normas de saúde pública.
Os documentos podem ser acessados através dos seguintes links: GU.STHH.001 e GU.STHH.002 .
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social