Notícias
SEGURANÇA
HDT inicia avaliação interna para aprimorar serviços e fortalecer a qualidade assistencial
Araguaína (TO) – O Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFNT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participa entre os dias 24 de novembro e 19 de dezembro da 6ª edição da Avaliação Interna da Qualidade (AVAQualis). A iniciativa integra o Programa Ebserh de Gestão da Qualidade (PGQuali) e reforça o compromisso com a melhoria contínua nos hospitais universitários da Rede Ebserh. Em 2025, a ação ocorre em alinhamento ao Dia Mundial da Qualidade, celebrado em 13 de novembro.
A avaliação contempla as linhas de cuidado perinatal, cirúrgica, oncológica, de urgência e emergência, seguindo o Plano de Negócios da Ebserh e a Portaria-Sei nº 35/2021. No HDT, a análise prioriza a linha de cuidado cirúrgico, com etapas que incluem entrevistas com gestores, verificação in loco dos processos assistenciais e revisão das práticas adotadas pelas equipes.
"O HDT concentrou sua avaliação na linha de cuidado cirúrgico, onde o foco é compreender como os processos estão estruturados e como podem evoluir. A avaliação é baseada em entrevistas com gestores e verificação in loco dos processos assistenciais. Lembramos sempre que o objetivo é buscar melhorias de qualidade, não apenas o preenchimento de um check list", disse Luís Fernando Magalhães, chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HDT.
Avaliação interna e melhoria contínua
A AVAQualis é uma atividade periódica e não punitiva, conduzida por Comissões de Avaliação Interna da Qualidade em cada hospital. Nessas etapas, as equipes locais verificam o cumprimento de requisitos definidos no Manual do PGQuali, o que permite identificar oportunidades de aprimoramento e consolidar relatórios encaminhados à Superintendência e à Administração Central da Ebserh.
Segundo a Chefe de Serviço de Gestão da Qualidade, Márcia Amaral Dal Sasso, os resultados obtidos pela AVAQualis e consolidados em relatórios encaminhados à Superintendência do Hospital Universitário e à Administração Central da Ebserh “são fundamentais para refletir a realidade dos HUF, considerando o grau de conformidade dos processos e identificando oportunidades de aprimoramento”.
Márcia destaca que qualidade e segurança são dimensões indissociáveis do cuidado em saúde. Isso porque a proposta é de identificar todos os procedimentos de saúde sujeitos a riscos e adotar medidas sistemáticas para mitigá-los, considerando as prioridades nacionais e locais.
Indicadores internacionais
De acordo com a OMS, qualidade em saúde é o grau em que os serviços de saúde para indivíduos e populações aumentam a probabilidade de desfechos desejáveis de saúde e estão em conformidade com o conhecimento profissional atual. “Assim, qualidade não se restringe à segurança do paciente: ela também envolve equidade e cuidado centrado na pessoa — princípios que orientam o trabalho desenvolvido pelo SGQ e pelas equipes dos Setores de Gestão da Qualidade (STGQ) dos HUF”, frisa Márcia.
Sobre a Ebserh
O HDT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Andrade e adaptação de Rafael Chaves, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh