Notícias
DEZEMBRO VERMELHO
HDT destaca estratégias de prevenção e cuidado em HIV e ISTs
Neste Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização, prevenção e combate ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFNT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), destaca as principais ações voltadas à prevenção e ao tratamento das ISTs. A linha de cuidado, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assegura o acesso ao diagnóstico e à qualidade de vida da população.
Com o slogan “Nascer sem HIV, viver sem Aids”, a campanha destaca, neste ano, a importância da prevenção da transmissão vertical, ou seja, aquela que passa da mãe para o bebê durante a gravidez, o parto ou a amamentação. Para o médico infectologista do HDT, Thiago Vieira, a campanha também estimula o diagnóstico precoce e reforça a importância da adesão ao tratamento.
“O HIV pode ser prevenido, diagnosticado precocemente e tratado de forma eficaz, com medicações seguras, atualmente resumidas a dois comprimidos de uso diário e contínuo. Por isso, é fundamental a testagem regular, o uso dos métodos de prevenção e o acompanhamento contínuo em saúde, especialmente na atenção básica, que é a porta de entrada do SUS para esse cuidado individual”, avaliou.
Desafios
Segundo o Ministério da Saúde, 92% das pessoas em terapia antirretroviral no país já atingiram a condição de indetectável, estado em que o vírus não é transmitido e que garante melhor qualidade de vida. Esse avanço só é possível graças ao diagnóstico precoce e à adesão ao cuidado prestado cotidianamente pelos serviços públicos de saúde.
Apesar desse progresso, o estigma continua sendo uma das principais barreiras para o diagnóstico e o cuidado. O acolhimento humanizado e o acesso ao SUS são essenciais para garantir direitos, proteger vidas e combater o preconceito.
“O acolhimento promove confiança, reduz o medo da discriminação e favorece a adesão ao tratamento, além de fortalecer o vínculo entre o paciente e a equipe multiprofissional. O estigma e o preconceito ainda dificultam a busca pela testagem, atrasam o diagnóstico precoce e comprometem tanto a adesão ao tratamento quanto a saúde mental das pessoas que vivem com HIV e outras ISTs”, observou o médico Thiago Vieira.
Sobre o Dezembro Vermelho
Reconhecido no Brasil pela Lei nº 13.504/2017, o Dezembro Vermelho reúne ações que articulam o SUS, gestores públicos e a sociedade civil em torno da resposta ao HIV, à Aids e às demais ISTs. Trata-se de uma campanha mundial que reforça a importância da prevenção, do diagnóstico oportuno e do cuidado contínuo às pessoas que vivem com essas condições.
A iniciativa enfatiza que testar regularmente e adotar medidas preventivas são passos essenciais para identificar o HIV logo no início e iniciar o tratamento no momento adequado. Nas unidades do SUS, a população tem acesso a diversas estratégias de prevenção e cuidado, como testes rápidos, preservativos, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), medicamentos gratuitos e acompanhamento permanente.
Sobre a Ebserh
O HDT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Suzana Gonçalves, com adaptação de Rafael Chaves
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh