Notícias
EBSERH EM AÇÃO | MAIOR DA HISTÓRIA
Último Mutirão do “Dia E” de 2025 ofertou mais de 2 mil atendimentos no CHU-UFPA
Belém (PA) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde realizaram, no sábado (13), o maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No terceiro “Dia E: Ebserh em Ação” de 2025, foram 54.068 consultas, cirurgias, exames e procedimentos especializados nos 45 hospitais universitários federais. O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) realizou 2.500 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias em um único dia.
Os hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que compõem o CHU-UFPA/Ebserh, mobilizaram-se para reduzir as filas de espera do SUS no Pará. Pacientes previamente agendados pelo sistema de regulação municipal foram beneficiados com a iniciativa.
Ações que fazem diferença
Moradora de Soure, no arquipélago do Marajó, Carmem Dolores, de 64 anos, participou do mutirão no Barros Barreto, onde realizou o procedimento de escleroterapia (tratamento de varizes). Segundo ela, a iniciativa amplia o acesso a atendimentos especializados para pacientes do interior do estado, que enfrentam dificuldades para conseguir esse tipo de assistência. “Na nossa região não temos especialistas, apenas clínico geral, então ações como essa fazem muita diferença para quem mora no interior. Viajei cerca de três horas para chegar até aqui e estou muito satisfeita com o atendimento. Espero melhorar minha qualidade de vida com esse tratamento”, afirmou.
No hospital Bettina Ferro, o mecânico industrial, José Antônio, participou do mutirão pela primeira vez e avaliou positivamente o atendimento recebido na consulta com otorrinolaringologista. “É muito importante esse tipo de atividade, ajuda muita gente. Hoje fui contemplado para vir aqui e saio satisfeito, com a certeza de que vou resolver o meu problema ”, relatou.
Segundo a superintendente do CHU-UFPA, Regina Barroso, o mutirão é resultado do trabalho integrado das equipes e reforça o compromisso da instituição com o SUS. “O ‘Dia E’ amplia o acesso a procedimentos especializados, acelera atendimentos e contribui para a redução das filas, além de garantir assistência com qualidade e segurança à população”, afirmou.
Procedimentos
Durante o mutirão, o Hospital Barros Barreto realizou 1.515 atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias. As consultas contemplaram as especialidades de cardiologia 24, endocrinologia 40 e cabeça e pescoço 10. Entre os exames, destacam-se exames laboratoriais 1.066, tomografia computadorizada 56, ultrassonografia 57, ressonância magnética 22, raio-X 36, endoscopia digestiva alta e colonoscopia 16, espirometria 11, eletrocardiograma 29 e Doppler 20. Na área cirúrgica, foram realizadas cirurgias dermatológicas 17, pequenas cirurgias 14, biópsias de pele 17 e de próstata 8. Também houve procedimentos para escleroterapia 10, radioterapia 47 e odontológicos 15.
Enquanto aguardavam os procedimentos, os pacientes do HUJBB receberam ainda acolhimento pelas equipes multiprofissionais. A ação incluiu orientações sobre bem-estar e alimentação saudável, aferição de peso, altura e medidas corporais, além da distribuição de materiais educativos, como a cartilha voltada a pacientes em tratamento radioterápico. A programação incluiu também sessões de auriculoterapia, prática integrativa que contribui para o alívio de dores, ansiedade e tensões. Equipes multiprofissionais como nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais da unidade hospitalar estiveram presentes.
Por sua vez, o Hospital Bettina Ferro realizou 222 consultas, 712 exames e 51 cirurgias. As consultas contemplaram as especialidades de otorrinolaringologia 140, anestesiologia 22, cardiologia 30 e genética 30. Entre os exames, destacam-se biomicroscopia de fundo de olho 170, fundoscopia 85, tonometria 170, ceratometria 70, biometria ultrassônica 140, tomografia de coerência óptica 28, além de eletrocardiograma 17, raio X 5, videolaringoscopia 13 e audiometria 14. Na área cirúrgica, ofertaram exéreses de pterígio 6, facoemulsificações para catarata 4 e injeções intravítreas 41. O mutirão no HUBFS incluiu uma estratégia de atendimento voltada aos povos originários, com consultas oftalmológicas específicas.
Desde a primeira edição do mutirão do “Dia E”, realizada em julho deste ano, o CHU-UFPA já contabilizou 5.055 procedimentos entre consultas, exames e cirurgias pelo SUS. “Os números demonstram o compromisso da Ebserh para ampliar o acesso da população aos serviços especializados. No Complexo, os mutirões têm permitido acelerar atendimentos e dar respostas mais rápidas aos usuários”, destacou a superintendente Regina Barroso.
Pelo Brasil
Os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh ampliaram a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que quase 5 mil profissionais da saúde e residentes da Ebserh atuaram no mutirão. “É determinação do presidente Lula: ele sempre tem nos ensinado a cuidar das pessoas, e reduzir o tempo de espera delas para fazer uma cirurgia, por exemplo, é parte deste compromisso”.
Padilha considerou este o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. “Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participaram de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde.
Segundo Arthur Chioro, presidente da estatal, “foi mais uma oportunidade de garantia de acesso às pessoas que esperam há muito tempo nas filas e, ao mesmo tempo, de aprimoramento dos nossos estudantes e profissionais, afinal de contas, somos hospitais universitários e temos compromisso com o SUS e com o ensino”.
Ebserh em Ação
A mobilização faz parte do Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, programa do Governo Federal que tem ampliado a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. Nas duas edições anteriores do “Dia E” – em julho e setembro -, foram realizados 46.754 atendimentos. Com esta de dezembro, a estatal ultrapassou, assim, a marca de 100 mil procedimentos nos três mutirões.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.