Notícias
HUMANIZAÇÃO
Projeto de extensão no Barros Barreto reforça importância do acompanhante no processo de cuidado
Belém (PA) – Uma ação que une ensino, empatia e humanização. Assim pode ser definido o “Projeto Acompanhante 360”, iniciativa desenvolvida no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O projeto de extensão tem como objetivo promover a integração do acompanhante no processo de cuidado hospitalar.
Desenvolvido por estudantes e docentes do Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Belém, com apoio de profissionais do HUJBB, o projeto conta atualmente com 12 colaboradores. Juntos eles realizam atividades educativas no hospital, oferecem orientações sobre a importância da presença do acompanhante em consultas, exames e procedimentos e reforçam a necessidade de manter os dados cadastrais atualizados.
“O Projeto reforça o compromisso do hospital com a humanização da assistência. Ao orientar e integrar os acompanhantes ao processo de cuidado, fortalecemos a segurança do paciente, aprimoramos a comunicação com as equipes de saúde e promovemos um ambiente mais acolhedor tanto durante as consultas ambulatoriais quanto no período de internação”, destaca Carla Regina Fernandes Monteiro, chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HUJBB e voluntária no projeto.
A primeira ação do Acompanhante 360 foi realizada entre os dias 22 e 30 de dezembro, nos ambulatórios de Cirurgias e na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), alcançando aproximadamente 70 acompanhantes. Durante a atividade, foram promovidos momentos de acolhimento, escuta e orientação, com base na Caderneta do Acompanhante, além da entrega de materiais como ecobag, caneta, lápis e bloquinho de anotações. O projeto de extensão conta com apoio financeiro do IFPA/Campus Belém.
Projeto surgiu a partir de experiências no hospital
O Projeto Acompanhante 360 teve início a partir de uma experiência vivenciada durante o estágio de uma das estudantes do IFPA no HUJBB. Ao presenciar as dificuldades enfrentadas por um paciente cadeirante para se locomover no hospital, a situação trouxe reflexões sobre os desafios enfrentados por pacientes e acompanhantes no dia a dia da assistência. “Essa vivência sensibilizou profundamente a estudante, que passou a refletir sobre o papel do acompanhante e as dificuldades enfrentadas no ambiente hospitalar. A partir disso, surgiu a ideia de transformar essa experiência em uma proposta concreta de intervenção”, explica a professora Nazaré Martins, coordenadora do projeto.
Expansão para outros setores
As atividades terão continuidade ao longo deste ano, com a ampliação das ações para outros espaços do hospital. Estão previstas atividades educativas, rodas de conversa, orientações individuais, produção de materiais informativos e acompanhamento contínuo dos acompanhantes, em parceria com as equipes assistenciais do HUJBB.
“É emocionante observar o brilho nos olhos dos acompanhantes quando percebem que aquela conversa foi pensada para valorizar sua presença. Muitos relatam que não imaginavam encontrar esse tipo de trabalho no hospital e que não sabiam da existência de leis que garantem o direito ao acompanhamento para mulheres, crianças e idosos. Esses depoimentos evidenciam o impacto positivo do projeto e reforçam que informação e acolhimento fazem toda a diferença no cuidado”, conclui a professora.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.