Notícias
MODERNIZAÇÃO
Novas torres de videocirurgia reforçam o parque tecnológico do CHU-UFPA
Belém (PA) – Como parte do processo de modernização do parque tecnológico, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA/Ebserh), formado pelos hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), adquiriu três modernas torres de videocirurgia. Os equipamentos garantem agilidade aos procedimentos cirúrgicos, contribuem para melhores condições de trabalho dos profissionais e fortalecem a formação acadêmica na instituição.
Segundo o chefe da Unidade de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do HUJBB, Dr. Geraldo Ishak, a videocirurgia, também conhecida como cirurgia minimamente invasiva, é realizada por meio de pequenas incisões no abdômen do paciente. A técnica utiliza uma câmera que transmite imagens em tempo real para um monitor, o que permite ao cirurgião conduzir o procedimento com maior precisão e resolutividade. O método é utilizado em várias especialidades cirúrgicas.
As torres adquiridas pelo Complexo contam com recursos tecnológicos avançados, compatíveis com os equipamentos utilizados em grandes centros do país, como câmera e gravador com tecnologia UHD 4K. Além disso, um dos principais diferenciais é a tecnologia de fluorescência com verde indocianina, que possibilita melhor visualização de estruturas anatômicas e do fluxo sanguíneo durante o procedimento. “A fluorescência permite corar estruturas como linfonodos em cirurgias oncológicas, esse recurso aumenta também a segurança do ato cirúrgico, especialmente na avaliação da vascularização dos tecidos. A tecnologia representa um avanço importante para o hospital, que ainda não dispunha desse recurso”, afirma o especialista.
Redução do tempo de espera e qualificação do ensino
As aquisições contribuem diretamente para o aumento no número de cirurgias eletivas e para a redução do tempo de espera dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso ocorre, principalmente, pela diminuição do tempo de internação após os procedimentos.
Além da assistência, os novos equipamentos fortalecem as atividades de ensino e formação no CHU-UFPA. “Os residentes e estudantes têm contato com o que há de mais moderno no tratamento cirúrgico. Isso representa um avanço significativo para o ensino e para a qualificação dos futuros profissionais de saúde do Pará”, ressalta.
O investimento foi de R$ 700 mil, com recursos disponibilizados pela Ebserh. As três torres de vídeo já se encontram em pleno funcionamento, sendo duas instaladas no centro cirúrgico do HUJBB e uma no centro cirúrgico do HUBFS, para a realização de procedimentos de média e alta complexidade.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.