Notícias
HUMANIZAÇÃO
No Dia Mundial dos Animais, crianças internadas no HUJBB recebem visita do projeto Goldens pela Vida
A Intervenção Assistida por Animais (IAA) integra uma proposta de atenção humanizada às crianças que enfrentam longos períodos de internação
Belém (PA) – No dia Mundial dos Animais, comemorado no último sábado (4), o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita especial do projeto Goldens pela Vida. Cerca de cinco cães da raça Golden Retriever encantaram a manhã de crianças em tratamento na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do adolescente (Uasca) com momentos de carinho, brincadeiras e afeto.
A dona de casa Rosicleia Magnos de Sousa, mãe do pequeno Hazael Santos, de 1 ano e 6 meses, internado há quase quatro meses no Barros Barreto para tratamento de estenose da traqueia (condição que provoca o estreitamento anormal da traqueia e dificulta a passagem de ar para os pulmões), contou que a visita dos cães foi um momento especial para a família. “Foi uma ação muito importante. Às vezes as crianças estão tristes, aí os cachorrinhos vêm trazer alegria para eles. O Hazael gostou muito, quis se divertir. Ele adora animais. Aqui dentro do hospital, momentos assim ajudam bastante, porque trazem leveza e deixam até a gente mais feliz”, disse.
A Intervenção Assistida por Animais (IAA) integra uma proposta de atenção humanizada aos pacientes, especialmente às crianças que enfrentam longos períodos de internação. “O contato com os animais apresenta benefícios reconhecidos cientificamente, como a redução da ansiedade, estímulo à socialização e melhora do humor. A visita representa um momento de acolhimento e leveza, tornando a experiência hospitalar menos dolorosa e mais humana”, destacou a terapeuta ocupacional Manuella Azevedo.
Para a superintendente do CHU-UFPA, Regina Barroso, iniciativas como essa reforçam o compromisso do Complexo com uma assistência cada vez mais humanizada. “A presença dos cães traz alegria para o ambiente, ajuda a transformar a experiência da internação em algo mais acolhedor, especialmente para as crianças e suas famílias. Ficamos muito felizes em recebê-los”, afirmou.
Goldens pela Vida
Em junho de 2017, alguns tutores da raça se reuniram para formar um grupo no WhatsApp, e, por meio dessa união, nasceu o projeto Goldens pela Vida, que leva os cães a hospitais, abrigos e asilos pela região metropolitana de Belém.
A administradora do projeto, Orlandina Almeida, explicou como os animais são preparados para participar das visitas. “Um dia antes de cada ação, os animais tomam banho, hidratam as patinhas e escovam os dentes, para estarem aptos a entrar no hospital. Alguns, como a Lara, de 7 anos, passaram inclusive por treinamentos específicos para serem cães de serviço assistido”.
Durante a visita, Orlandina relatou também a emoção de ver o impacto positivo da iniciativa no Barros Barreto. “As crianças nos receberam com olhares tímidos, mas logo encheram os cães de carinho, abraços e sorrisos. Ver cada paciente interagindo, acariciando e se encantando com os cães nos enche de alegria e orgulho. Saímos com o coração cheio, certos de que momentos assim fazem toda diferença na recuperação emocional das crianças e também na rotina hospitalar. A gente percebe que o cuidado não vem só de remédios, mas também do afeto e gestos humanizados”.
A iniciativa foi articulada pelas terapeutas ocupacionais Manuella Azevedo e Hanna Albuquerque, integrantes do Grupo de Trabalho da Brinquedoteca do HUJBB, em parceria com o projeto Goldens pela Vida.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.