Notícias
SAÚDE
Hospital Bettina Ferro realiza 3ª edição de exames de exoma e amplia assistência a pacientes do SUS
Mutirão de exame de exoma chegou à terceira edição neste mês de outubro
Belém (PA) – O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no último sábado (4), a terceira edição dos exames de exoma, que atendeu 109 pacientes, entre eles famílias em Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
A ação tem como objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico de doenças raras na instituição, oferecendo atenção especializada a pacientes e famílias que aguardam por investigação genética.
Para muitos pacientes, o exame representa esperança rumo ao diagnóstico correto. É o caso de Julyeth Farias Portilho, 29 anos, confeiteira, moradora do bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, que nasceu com síndrome de Noonan, uma doença rara que afeta o desenvolvimento de diferentes partes do corpo.
“Descobri a doença quando tinha 4 anos de idade e, desde então, faço acompanhamento no hospital Bettina Ferro. Para mim e para minha mãe, realizar o exame de exoma é muito importante, porque pode confirmar a causa genética da minha condição. Esperei dois anos por essa oportunidade e, quando recebi a notícia, fiquei muito feliz. Tenho certeza de que os resultados serão os melhores possíveis. Para outras famílias que ainda aguardam por esse diagnóstico, eu digo: tenham fé em Deus, porque tudo vai dar certo. Ele sempre faz o melhor pela gente”, afirmou Julyeth.
Segundo a gerente de Atenção à Saúde, Petruska Baptista, a iniciativa representa uma evolução no serviço de genética oferecido pelo hospital. “Nosso intuito é dar continuidade a esse trabalho, garantindo que cada vez mais pacientes tenham acesso ao exame de exoma. A análise genética é um passo fundamental para o diagnóstico e o planejamento do tratamento, e o HUBFS continuará se dedicando para que o cuidado chegue a quem precisa”, destacou.
O exame de exoma é umas das principais ferramentas para a investigação de doenças raras, pois permite uma análise detalhada do DNA, identificando mutações genéticas que podem estar associadas às condições clínicas. Nesta terceira edição, as coletas foram realizadas em trios (paciente, mãe e pai). Nos casos em que apenas um dos genitores pôde comparecer, a coleta foi em duplas (paciente e um responsável).
A ação conta com a parceria do Laboratório de Genética Humana e Médica (LGHM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desde a primeira edição do exame, foram realizados 138 exames e, na segunda, aproximadamente cerca de 150, beneficiando pacientes do SUS de diversas regiões do Pará.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.