Notícias
SEGURANÇA DO PACIENTE
Hospital Barros Barreto alcança marca de um ano sem infecções do trato urinário na UTI
Resultado é fruto da aplicação da Ciência da Melhoria, metodologia que organiza o trabalho por meio de ciclos de planejamento, execução, avaliação e ajuste
Belém (PA) – A Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-intensivos (UCSI) do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), alcançou a marca de um ano sem registro de Infecções do Trato Urinário (ITU), uma das principais infecções que acometem os pacientes internados, frequentemente associada ao uso de cateter urinário.
A última notificação de Infecção do Trato Urinário na unidade ocorreu em outubro de 2024. Desde então, entre novembro de 2024 e novembro de 2025, não houve nenhum novo registro desse tipo de infecção na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Segundo o chefe da Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-intensivos do HUJBB, Joedson Alves Fonseca, o resultado é fruto da aplicação da Ciência da Melhoria, metodologia que organiza o trabalho por meio de ciclos de planejamento, execução, avaliação e ajuste. “Não criamos novos protocolos. O que fizemos foi fortalecer a adesão às práticas que já são preconizadas, garantindo que elas fossem cumpridas de forma contínua”, explica.
Entre as medidas reforçadas estão a inserção do cateter urinário com técnica asséptica, a higienização adequada do meato uretral (abertura da uretra) antes da inserção, a manutenção do sistema fechado, a higiene das mãos antes e após o procedimento e o posicionamento correto da bolsa coletora, abaixo do nível da bexiga.
Projeto Saúde em Nossas Mãos
As boas práticas foram impulsionadas pela adesão à metodologia do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, por meio do Projeto Saúde em Nossas Mãos. A iniciativa tem como objetivo reduzir em 30% as principais Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) nas UTIs brasileiras. “Conseguimos permanecer zerados por um ano, o que evidencia o impacto das estratégias adotadas na redução de riscos, na prevenção de eventos adversos e no fortalecimento da segurança do paciente”, destaca Joedson.
O projeto estruturou ações permanentes de melhoria dos processos de trabalho, com foco na educação permanente, no monitoramento diário das práticas assistenciais e no engajamento das equipes multiprofissionais. “O acompanhamento ocorre, entre outras estratégias, por meio do quadro de gerenciamento diário (Kamishibai), que permite visualizar se todas as medidas de prevenção estão sendo devidamente executadas, além de identificar pontos de fragilidade e oportunidades de melhoria”, acrescenta.
O profissional ressalta ainda a implementação do formulário de Metas Multiprofissionais, aplicado durante as visitas diárias à UTI. Nesse momento, a equipe multiprofissional avalia continuamente a necessidade de manutenção da sonda vesical de demora, reduzindo o tempo de uso de dispositivos invasivos e, consequentemente, o risco de infecções.
Para a equipe, o resultado é motivo de celebração e reconhecimento do trabalho coletivo. “É a consolidação de uma cultura de segurança do paciente, do trabalho multiprofissional e da efetividade das boas práticas assistenciais. O mérito é coletivo e reforça nosso compromisso com a excelência no cuidado”, conclui.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.