Notícias
EXTENSÃO
CHU-UFPA implementa novo fluxograma para submissão de Projetos de Extensão
novo fluxograma para submissão, análise e aprovação dos Projetos de Extensão
Belém (PA) – Em 2026, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), formado pelos hospitais João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou a contar com um novo fluxograma para submissão, análise e aprovação dos Projetos de Extensão. A iniciativa é conduzida pelo Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT), em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), e tem como objetivo tornar os processos mais claros, organizados e padronizados nas unidades.
De acordo com a profa. Lilian Souza, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-Graduação, o primeiro passo para a submissão de um projeto de extensão é o envio da proposta ao SGPIT. “O projeto passa por uma análise minuciosa de viabilidade para execução dentro do CHU-UFPA. Obtendo parecer favorável, a GEP encaminha o projeto à Superintendência para elaboração da Portaria ou Ata, que posteriormente é devolvida ao coordenador”, explica.
Os Projetos de Extensão são ações acadêmicas que articulam o conhecimento produzido na universidade com as demandas da sociedade, promovem impacto social, troca de saberes e formação prática de estudantes, docentes e profissionais de saúde no ambiente hospitalar. “São iniciativas que visam conectar de forma direta o conhecimento acadêmico com a comunidade, aplicam esse conhecimento no enfrentamento de problemas reais e promovem o desenvolvimento não apenas da saúde, mas também social, cultural, ambiental e econômico”, destaca a professora.
Novo fluxograma
No novo fluxo institucional, o coordenador do projeto de extensão deve encaminhar a proposta inicialmente ao SGPIT, por meio do e-mail (sgpit.chu.ufpa@ebserh.gov.br), para análise de viabilidade. A partir disso, o processo segue as seguintes etapas:
- O SGPIT realiza a análise do projeto em conjunto com a chefia do cenário onde a ação será executada, mediante abertura de processo no SEI;
- Em caso de parecer favorável, o SGPIT encaminha o processo à GEP, que o submete à Superintendência para elaboração da Portaria ou Ata. Caso o parecer seja desfavorável, a secretaria do SGPIT devolve o projeto ao coordenador por e-mail, com a devida análise;
- A Ata é emitida para projetos coordenados por docentes dos Núcleos e Instituições da UFPA, enquanto a Portaria é destinada aos coordenadores lotados no CHU-UFPA/Ebserh; a portaria de docentes deve ser emitida pelos Institutos e Núcleos;
- Após a elaboração do documento, a secretaria do SGPIT encaminha a Portaria ou Ata ao coordenador do projeto por e-mail e arquiva a documentação em pasta digital específica para controle interno;
- Quando o coordenador da extensão for docente ou técnico da UFPA, é necessário também realizar o cadastrar do projeto no SIGAA.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.