Notícias
SAÚDE
Barros Barreto recebe visita técnica do MS e da Sespa em preparação para a COP 30
Encontro de alinhamento reuniu representantes do MS, Sespa e HUJBB
Belém (PA) – Nesta quinta-feira (23), o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita técnica de representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A iniciativa integra as medidas de preparação do sistema de saúde para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada no mês que vem, em Belém.
Durante o evento internacional, o HUJBB atuará como unidade de referência para acolher e tratar possíveis casos que demandem isolamento e assistência especializada em situações envolvendo agentes infecciosos e biológicos - ou seja, vírus e bactérias capazes de causar doenças transmissíveis. De acordo com a médica infectologista Patrícia Fisch, representante do Ministério da Saúde, a unidade foi designada em função de sua expertise no atendimento a doenças infecciosas na região. “O hospital já está preparado e organizado, e viemos apenas conferir se tudo está funcionando da melhor forma possível para o evento”, afirmou.
A visita ocorreu no mesmo dia em que foi realizado, na Sespa, um simulado de atendimento a vítimas QBRN — sigla que se refere a agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares. O exercício envolveu diversos órgãos que participam do fluxo de atendimento emergencial, com o objetivo de testar a articulação entre as equipes e a resposta a diferentes tipos de ocorrência.
A superintendente do CHU-UFPA, Regina Feio Barroso, acompanhou a visita e ressaltou o papel estratégico do Barros Barreto durante a COP 30. “O HUJBB tem uma trajetória consolidada no enfrentamento de doenças infecciosas e reafirma sua relevância para o país. A preparação integrada com o Ministério da Saúde e a Sespa demonstra o compromisso das equipes e a prontidão do Complexo para garantir uma atuação segura e eficiente durante o evento”, garantiu.
Preparação antecipada
Segundo Fisch, a preparação voltada ao QBRN busca antecipar eventuais situações de agressões intencionais, como o bioterrorismo (a liberação deliberada de produtos químicos ou agentes infecciosos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente). A especialista destacou, porém, que o planejamento também fortalece a vigilância frente a doenças infecciosas comuns, que podem se intensificar com o grande fluxo de visitantes esperado em Belém durante a COP 30. “Mesmo sendo um risco baixo, precisamos estar preparados para qualquer eventualidade. Além disso, o aumento da circulação de pessoas pode elevar casos de doenças já presentes na região, como dengue, febre tifoide e sarampo”, observou.
A gerente de Atenção à Saúde do HUJBB, Rita Medeiros, ressaltou o trabalho da equipe local na preparação do hospital. “Construímos os protocolos e fluxos, prevendo os agentes biológicos que não circulam no Brasil e que precisam de contenção máxima para evitar transmissão a outras pessoas”, explicou.
O HUJBB segue preparado para garantir uma resposta rápida e segura diante de qualquer eventualidade durante a conferência. “Temos fluxos definidos, equipes preparadas e estrutura de isolamento pronta para receber casos que demandem assistência especializada”, reforçou a gerente.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.