Notícias
EBSERH EM AÇÃO
Barros Barreto promove mutirão de cirurgias ambulatoriais e exames pré-operatórios
Belém (PA) - No último sábado (12), o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu um mutirão de cirurgias ambulatoriais e exames pré-operatórios. A ação realizou 100 procedimentos em cerca de 40 pacientes.
A iniciativa ‘Ebserh em Ação’ é liderada nacionalmente pela empresa pública, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), e busca reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, além de desenvolver ações para o fortalecimento do Programa Mais Acesso à Especialistas (PMAE).
Diferente de um mutirão de portas abertas, a ação no HUJBB atendeu exclusivamente pacientes que já estavam na fila de espera do hospital universitário e foram previamente agendados. As intervenções cirúrgicas ambulatoriais incluíram biópsias e remoção de tumores de gordura benignos (lipomas) e cistos na pele. Entre os exames, estavam radiografias de tórax, eletrocardiogramas (ECG) e testes laboratoriais, necessários para a avaliação do risco cirúrgico e estrategicamente oferecidos com o objetivo de agilizar o processo e otimizar as filas de cirurgia.
De acordo com Regina Feio Barroso, superintendente do CHU-UFPA, o ‘Ebserh em Ação’ “permite que os pacientes recebam diagnósticos e tratamentos de forma mais rápida e eficiente, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, garantindo saúde de qualidade para a nossa população”, afirmou.
Trabalho contínuo
Além deste mutirão, o CHU-UFPA realizará outras ações ao longo de 2025. O objetivo é ampliar o acesso dos usuários do SUS a procedimentos e exames. Essas atividades contribuirão para a redução das filas de espera e o aprimoramento da saúde pública no Pará.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.