Notícias
HUMANIZAÇÃO
Trabalho da MEJC-UFRN é destaque em Seminário Estadual de humanização no SUS
Natal (RN) – Um trabalho sobre a Unidade de Produção da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), foi reconhecido com Menção Honrosa no Seminário de Práticas Humanizadas no SUS, realizado no último dia 8 de outubro, na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), UFRN e superintendência do Ministério da Saúde no estado.
A experiência premiada, apresentada pela fisioterapeuta Janiny Lima e Silva, destacou o funcionamento da Unidade de Produção do Centro Obstétrico da maternidade e se destacou no eixo temático de gestão.
As Unidades de Produção (UPs) são espaços de decisão colegiada que reúnem profissionais de diversas áreas da saúde. O modelo, que faz parte da gestão hospitalar, promove discussões interdisciplinares para identificar problemas e construir soluções de forma coletiva. Na MEJC, as UPs foram instituídas em 2021 e possuem resultados como: monitoramento de indicadores de boas práticas do parto e nascimento, aumento da qualidade da assistência e da resolutividade dos processos de trabalho, assim como maior integração entre a equipe.
De acordo com Janiny Lima, a experiência da MEJC serve como um modelo para outras instituições. “A unidade de produção da Ebserh é uma ferramenta modelo de humanização e gestão participativa no SUS para que outras instituições possam utilizar a estrutura dentro de outros serviços do Estado.
Ela reforçou a importância do reconhecimento para a equipe da MEJC. “A organizadora do evento está catalogando as experiências mais exitosas do Estado em relação à humanização no SUS. Então esse foi um evento que trouxe muitos trabalhos relevantes. O reconhecimento foi a certeza de que estamos no caminho correto para o fortalecimento da humanização no sistema único de saúde dentro da maternidade”, finalizou.
Huol e Huab também apresentaram experiências
Além da MEJC, os outros dois hospitais da UFRN, vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, também apresentaram trabalhos no seminário. O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN) apresentou o trabalho sobre o Humaniza HUOL: Música como acolhimento no ambiente hospitalar; e o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN) apresentou o trabalho que abordou os caminhos para o acesso ao parto humanizado no SUS.
Sobre a Ebserh
A MEJC-RN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh