Notícias
ENSINO
Programa de pós-graduação em Saúde da Mulher lança guia de prevenção de câncer do colo uterino para população LGBTQPNI+
Natal (RN) - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher (PPgCASM/CCS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), acaba de lançar o "Primeiro Guia Prático sobre Prevenção do Câncer do Colo Uterino na População LGBTQPNI+". O ebook tem como objetivo oferecer orientações claras e acessíveis sobre prevenção, detecção precoce e cuidados voltados para a diversidade de corpos e experiências de gênero.
Direcionado especialmente a homens trans, pessoas não-binárias e transgênero que possuem útero, o guia destaca a autocoleta como método de rastreio. A estratégia é apresentada como uma alternativa que pode aumentar a adesão aos exames preventivos, oferecendo mais autonomia e conforto aos pacientes.
Além da abordagem sobre autocoleta, o material explora a detecção do Papilomavírus Humano (HPV) de alto risco, principal causador do câncer do colo do útero, reforçando a importância do diagnóstico precoce para uma prevenção eficaz.
Para a professora Janaina Cristiana de Oliveira Crispim, coordenadora do programa e uma das elaboradoras do guia, a publicação representa um avanço significativo na promoção da equidade em saúde. "Este é um passo importante para garantir que todas as pessoas, independentemente de identidade de gênero ou orientação sexual, tenham acesso a informações confiáveis e humanizadas sobre a saúde cérvico-vaginal", ressaltou.
A equipe de pesquisa responsável pela elaboração do documento inclui ainda os pesquisadores Talles Henrique de Araújo Pontes, Amaxsell Thiago Barros de Souza, Ana Katherine da Silveira Gonçalves de Oliveira e Deyse de Souza Dantas.
O “1º Guia Prático sobre Prevenção do Câncer do Colo Uterino na População LGBTQPNI+” está disponível gratuitamente para download no site oficial do PPgCASM e pode ser acessado clicando no link a seguir: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/downloadArquivoPublico?idProducao=17342451&key=1d489e83f3d5b6f6168f154aeb4797c0
PPgCASM
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher é uma iniciativa conjunta da UFRN e da Maternidade Escola Januário Cicco, instituição vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). É o único mestrado acadêmico da área de Medicina III dentro de uma unidade hospitalar e o único Mestrado na área da saúde da mulher da região Norte/Nordeste. Seu corpo docente é multiprofissional e multidisciplinar, dedicando-se a pesquisas de qualidade sobre temas prioritários para a saúde da mulher.
Sobre a Ebserh
A MEJC-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh