Notícias
SOLIDARIEDADE
MEJC-UFRN recebe ação solidária com entrega de kits para mães e bebês
Natal (RN) - Na última terça-feira (13), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi palco de uma ação marcada pela solidariedade e pelo afeto. Representantes do SAMU Natal, do Corpo de Bombeiros Militar do RN e da Associação Médica do RN se uniram para entregar kits de produtos essenciais às pacientes da instituição.
Foram distribuídos aproximadamente 34 kits, contendo itens de higiene e roupas para recém-nascidos, destinados às mães e aos bebês atendidos na maternidade. A doação foi resultado do "APH Solidário", uma iniciativa realizada em dezembro que uniu capacitação em primeiros socorros a uma campanha de arrecadação, envolvendo cerca de 70 participantes.
O médico intensivista do SAMU, Edmilson de Albuquerque, detalhou o projeto: "A iniciativa ensinou procedimentos de primeiros-socorros em situações como desmaio, convulsão, parada cardíaca e acidentes, aliando esse conhecimento a um gesto social".
Para o Coronel do Corpo de Bombeiros, Christiano Couceiro, o significado da ação vai além da entrega material. "Envolveu a troca de conhecimentos, mas principalmente a troca da solidariedade, da empatia e do amor pelo próximo", complementou.
A entrega foi realizada especificamente na enfermaria da Mãe Canguru, que acolhe mães de bebês prematuros ou que necessitam de internação prolongada. A chefe da Divisão Médica da MEJC, Sônia Barreto, celebrou o resultado: "Esses itens foram muito bem recebidos. A ação foi excelente e esperamos que ocorram mais iniciativas como essas".
Sobre a Ebserh
A MEJC-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh