Notícias
Humanização
MEJC-UFRN realiza primeira edição do “Projeto Filhos no Trabalho” em alusão à Semana do Servidor
Natal (RN) – Com o objetivo de promover uma maior integração aos filhos dos colaboradores, a Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculado à Ebserh, promoveu a primeira edição do Projeto Filhos no Trabalho. O evento integrou a programação da Semana do Servidor e as comemorações do Mês das Crianças na instituição.
Foram momentos de muita diversão para os pequenos, que puderam participar de atividades como jogos e brincadeiras, música, dança, além de entrega de lembrancinhas e distribuição de lanches e guloseimas. Foi apresentado, em uma linguagem lúdica e educativa, um vídeo institucional sobre a história da Maternidade Escola Januário Cicco, em atuação há 75 anos. Em seguida, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer os locais de trabalho dos pais. A iniciativa foi da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho e Eventos.
Segundo a coordenadora da Comissão, Monique Pimentel, a 1ª edição do projeto foi um momento especial e concretizou a aproximação das famílias à rotina dos colaboradores no hospital, valorizando quem faz o hospital acontecer todos os dias. “Ver as crianças aqui reforçou o sentido do nosso trabalho e da importância do cuidado, dentro e fora do hospital. Foi contagiante ver a alegria das crianças, sob o olhar brilhante dos pais. Esperamos que esse momento fique guardado na memória de cada um — tanto dos filhos quanto dos pais — como um dia de alegria, afeto e orgulho de fazer parte da nossa instituição”, disse Monique.
Entre as finalidades do Projeto estão valorização do servidor público (reconhecimento à vida pessoal e familiar dos colaboradores, reforçando a relevância do bem-estar de quem a integra a instituição); integração e orgulho institucional; fortalecimento dos vínculos afetivos; melhoria do clima organizacional; educação cidadã (as crianças aprendem sobre o funcionamento da administração pública e os valores do serviço público, como ética, responsabilidade e solidariedade); e promoção da humanização no ambiente de trabalho.
Sobre a Ebserh
A MEJC-RN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh