Notícias
PREVENÇÃO
MEJC-UFRN realiza abertura da programação do Outubro Rosa
Natal (RN) – A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início à programação especial do Outubro Rosa, nesta quinta-feira (09). A solenidade de abertura ocorreu no Anfiteatro Leide Morais e marcou o início das atividades de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Um dos momentos marcantes da cerimônia foi o anúncio da criação da primeira residência médica em mastologia da MEJC. O Programa tem duração de dois anos e oferece duas vagas para residentes, com formação abrangente que integra o treinamento cirúrgico e clínico em doenças mamárias.
A instituição está em processo de submissão aos editais SGTES/MS Nº 06 e 07, de 16 de setembro de 2025, que tem como objetivo garantir as bolsas de residência correspondentes às vagas já autorizadas. A criação da residência em mastologia reafirma o compromisso da MEJC com a formação médica de excelência, o fortalecimento da assistência especializada e o cuidado integral à saúde da mulher.
A mesa de abertura do evento contou com a presença de autoridades, incluindo o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Daniel Diniz Melo; o superintendente da MEJC, Luiz Murillo Lopes de Britto; o comandante da Base Aérea de Natal, brigadeiro Breno Diogenes Gonçalves; o gerente de ensino e pesquisa, Kleber de Melo Morais; e a chefe da divisão médica, Sonia Maria de Medeiros Barreto.
O reitor da UFRN enfatizou a importância da iniciativa para a população potiguar. “Essa programação consolida o trabalho feito aqui na maternidade, que tem uma qualidade acadêmica, como também um compromisso social. Esperamos que seja um mês de muito sucesso”, ressaltou Daniel.
O superintendente da MEJC, Murillo Britto, aproveitou para lembrar que, apesar da campanha ganhar destaque em outubro, os serviços de prevenção são oferecidos durante todo o ano. “É importante frisar que nós oferecemos para as mulheres do nosso estado mamografia, ultrassonografias, cirurgias e punções o ano inteiro”, afirmou.
No evento, foram homenageados os primeiros mastologistas da instituição: os médicos Ivo Barreto De Medeiros e Maciel De Oliveira Matias. Ivo Barreto compartilhou sua satisfação. “Foi uma alegria muito grande receber essa homenagem nesta casa em que fui o primeiro mastologista e onde fiquei até minha aposentadoria. Alegria ainda maior foi ouvir o anúncio da residência em mastologia”, declarou.
O superintendente Murillo Britto, que também é mastologista, foi homenageado e, logo após, ministrou a palestra de abertura, abordando os aspectos gerais do câncer de mama.
Programação ao longo do mês
Durante todo o mês de outubro, a maternidade promoverá atendimentos e ações educativas sobre as principais estratégias de prevenção e identificação precoce do câncer de mama. O encerramento da campanha será marcado por um mutirão de saúde de exames. A expectativa é atender cerca de 300 mulheres durante toda a campanha.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada nos anos 1990 para mobilizar a sociedade em torno da saúde da mulher. O objetivo é ampliar o acesso a informações confiáveis, incentivar hábitos de autocuidado e garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado.
Sobre a Ebserh
A MEJC-RN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh